Obama adverte que desemprego continuará aumentando

Washington, 14 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que o desemprego no país continuará aumentando nos próximos meses.

EFE |

Em declarações à imprensa após uma reunião com o primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, ressaltou que a recuperação do emprego em geral vai atrás da recuperação econômica geral.

Segundo o presidente americano, o principal desafio para seu país é a criação de empregos dignos e que sejam suficientemente remunerados.

Atualmente, o índice de desemprego nos Estados Unidos está em 9,5%, o maior em 26 anos, e a Casa Branca reconheceu que superará 10% nos próximos meses.

Desde que, em fevereiro, foi aprovado o plano de estímulo econômico promovido por Obama, avaliado em US$ 787 bilhões, foram eliminados mais de 2 milhões de postos de trabalho nos Estados Unidos.

Em suas breves declarações após a reunião com Balkenende, Obama expressou também seu agradecimento ao primeiro-ministro holandês pelo papel "decisivo" das tropas deste país na guerra no Afeganistão.

A Holanda tem cerca de 2 mil soldados nesse país, como parte da força da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e sofreu um total de 19 baixas fatais.

Em sua conversa, disse o presidente americano, os dois líderes abordaram assuntos como o fechamento da prisão na base naval americana de Guantánamo, em Cuba, e a luta contra o terrorismo.

Também abordaram a mudança climática, que centrou os esforços de Obama na cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) na semana passada, em L'Aquila, sem que se conseguisse chegar a um acordo com os países em desenvolvimento sobre números concretos para reduzir as emissões de gases poluentes.

O presidente americano também convidou Balkenende a participar da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) em Pittsburgh (EUA), em setembro. EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG