Obama adia viagem para impulsionar reforma do sistema de saúde

WASHINGTON - O presidente dos EUA, Barack Obama, adiou sua viagem à Indonésia e à Austrália na próxima semana para ficar em casa e se concentrar no impulso final à reforma do sistema de saúde no Congresso, informaram autoridades da Casa Branca nesta sexta-feira.

Reuters |

Obama, que estava programado para viajar em 18 de março em sua primeira viagem ao exterior neste ano, pretende partir agora no dia 21, segundo as autoridades.

AP
Indonésio muçulmano protesta contra viagem de Obama

Indonésio muçulmano protesta contra viagem de Obama

A decisão de adiar a viagem chega no momento em que Obama pressiona seus colegas democratas para uma rápida votação final sobre a reforma do sistema de saúde, tema que trouxe à tona uma prolongada disputa política com os opositores republicanos e consumiu o Congresso dos EUA nos últimos nove meses.

Líderes do Congresso, que ultrapassaram os prazos repetidamente para encerrar a revisão de lei, resistiram à tentativa da Casa Branca de completar o trabalho antes de viagem de Obama, agendada originalmente para a próximo quinta-feira.

"O presidente adiará a viagem para a Indonésia e a Austrália - partirá no domingo", informou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em mensagem no Twitter.

Ele disse que a primeira-dama, Michelle Obama, e suas duas filhas, que incialmente o acompanhariam, "não participarão da viagem."

Obama agora pretende retornar a Washington no dia 26 de março em vez do plano original do dia 24, segundo as autoridades.

Leia mais sobre EUA

    Leia tudo sobre: euaindonésia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG