significativo mas insuficiente - Mundo - iG" /

Obama: acordo em Copenhague é significativo mas insuficiente

O compromisso político obtido pelos chefes de Estado na Cúpula de Copenhague é significativo mas insuficiente, e não será legalmente vinculante, disse na noite desta sexta-feira o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

AFP |

"Não é suficiente para combater a ameaça da mudança climática, mas é um primeiro passo importante", declarou à imprensa o prêmio Nobel da Paz, antes de abandonar a capital dinamarquesa.

Segundo Obama, um acordo vinculante será "muito difícil" e exigirá tempo.

Momentos antes, um alto funcionário americano estimou que havia um acordo "significativo" sobre o clima em Copenhague, embora ainda não suficiente para combater a ameaça do aquecimento global.

De acordo com o funcionário, que pediu para não ser identificado, Obama conseguiu alcançar um acordo depois de negociações com líderes dos emergentes Brasil, China, Índia e África do Sul, além de potências europeias.

O funcionário revelou que os países desenvolvidos e as importantes nações em desenvolvimento concordaram em limitar o aquecimento global em 2°C.

Segundo o funcionário, os dirigentes também acertaram elaborar um mecanismo para que os países ricos financiem as nações em desenvolvimento para deter suas emissões de CO2 e para enfrentar o impacto do aquecimento.

Fontes diplomáticas consultadas pela AFP informaram que os países industrializados decidiram adiar, até janeiro de 2010, a adoção de seus compromissos de redução de emissões de gases do efeito estufa para 2020, com base no novo acordo de combate ao aquecimento global.

col/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG