Obama abre vantagem de seis pontos percentuais sobre McCain

Washington, 7 out (EFE).- O candidato presidencial democrata Barack Obama tem uma vantagem de seis pontos percentuais sobre seu rival republicano John McCain em intenções de voto em nível nacional, indica uma pesquisa elaborada pelo jornal The Wall Street Journal e pela rede NBC.

EFE |

A pesquisa, realizada no último fim de semana, revelou que 49% dos 658 eleitores consultados expressaram apoio a Obama, enquanto 43% preferiram McCain.

Já 47% dos entrevistados afirmaram que Obama está mais capacitado para melhorar a situação econômica, que se tornou o principal assunto do debate eleitoral, enquanto 29% dos entrevistados dão este crédito a McCain.

A pesquisa do jornal também revela que a vantagem substancial que o senador do Arizona, McCain, tinha sobre o de Illinois, Obama, entre os eleitores brancos sem formação universitária diminuiu de 18 para 11 pontos.

Por outro lado, uma pesquisa do jornal "The Washington Post" e a rede "ABC" de TV indicou que Obama leva uma vantagem de seis pontos percentuais sobre McCain no estado de Ohio, considerado crucial para o resultado nacional e duramente atingido pela crise econômica e pela perda de empregos no setor industrial.

Esta pesquisa coincide com a publicada hoje pela emissora "CNN", na qual afirma que o senador por Illinois está na frente em cinco dos estados considerados com tendência indefinida, pois são determinantes para definir o resultado eleitoral para o lado democrata ou o republicano.

Os cinco estados com tendência indefinida nos quais Obama lidera, segundo a pesquisa da "CNN/Time Magazine" são Indiana, New Hampshire, Carolina do Norte, Ohio e Wisconsin.

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG