Michelle Obama usará em suas primeiras horas como a nova primeira-dama do país." / Michelle Obama usará em suas primeiras horas como a nova primeira-dama do país." /

O suspense do vestido de Michelle Obama na posse agita os estilistas

Os estilistas nos Estados Unidos estão na maior expectativa e especulam sobre o vestino de gala que http://ultimosegundo.ig.com.br/new_york_times/2009/01/20/michelle+da+sinais+do+estilo+e+agenda+publica+que+adotara+como+primeira+dama+3479926.html target=_topMichelle Obama usará em suas primeiras horas como a nova primeira-dama do país.

AFP |

"Quase todo mundo sonha em vestir a Michelle, que poderá elevar o perfil da moda americana no mundo", afirmou a editora-chefe da revista de modas Women's Wear Daily (WWD), Bobbi Queen.

Michelle Obama, de 44 anos, já é classificada de ícone da moda pelos editores de revistas, estilistas e uma multidão de blogueiros do setor. Seu sentido de moda passou ao primeiro plano quando foi fotografada pela revista Vogue em 2007.

A esposa do futuro presidente já demonstrou uma grande habilidade em fazer combinações perfeitas de peças de grife, como as dos estilistas María Pinto, Thakoon e o brasileiro Narciso Rodrigues, e os de marcas populares, como H&M, J. Crew e Gap.


Suspense: Qual será o 'look' de Michelle Obama nesta terça? / AP

Michelle tem um estilo moderno e elegante, e não hesita em usar muito colorido, sem nunca ser pretensiosa.

"Ela vai dos 'looks' clássicos a algo mais moderno. Certamente tem a estatura e o aspecto para isso", explica Queen. Com 1,82 m de altura, Michelle é esbelta e bem proporcionada.

A WWD convidou vários estilistas a criar o vestido ideal para Michelle no site da revista. Responderam à convocação Karl Lagerfeld e Christian Lacroix, que desenharam três trajes, entre eles um vestido justo negro, com longas luvas negras de cetim e uma brilhante capa vermelha.

"Tivemos 3 ou 4 milhões de visitas no site, recebemos ligações da Europa, todo mundo parece fascinado", afirmou Queen.

O jornal The Washington Post também lançou um concurso para seus leitores enviarem suas criações originais tendo Michelle como inspiração.

"Conseguimos gerar muito interesse com o concurso, com quase 200 desenhos enviados", afirmou o crítico de modas do jornal, Robin Givhan. "Há um entusiasmo incrível. E algo lindo de se ver é que muitos são desenhos de crianças", acrescentou.

Os especialistas dizem que Michelle deveria usar a criação de um estilista americano.

"Clar que ela pode fazer o que quiser, mas certamente seria um tributo para o país, do qual será primeira-dama, se usasse estilistas americanos na posse", afirmou Queen.


Na noite da vitória, em novembro, Michelle usava criação de um brasileiro / AP

Outros acham que deveria usar algo discreto em reconhecimento aos difíceis tempos econômicos.

"Estou certo de que ela não vai usar um vestido chamativo enfeitado com diamantes e rubis", afirmou a especialista em etiqueta Letitia Baldrige, que foi secretária social da ex-primeira-dama Jackie Kennedy. "Seria algo adequadamente sóbrio para estes tempos".

Apesar de toda a expectativa sobre qual será o vestido de Michelle, poucos se atrevem a prever algo de concreto. O certo é que todos esperam que Michelle não escolha algo de notório mau gosto, o que seria um erro grave e imperdoável, já que os olhos do mundo estarão voltados para ela.

Bruce Buchanan, professor de história da Universidade do Texas, assinalou que a primeira-dama, através da escolha de seu traje, expressa o que pode ser considerado a mensagem correta de suas ambições e seu gosto, assim como do governo que representa.

O vestido de Michelle na noite da histórica vitória de seu marido em 4 de novembro sofreu algumas críticas. Criado por Narciso Rodrigues, era um traje negro e vermelho.

"A primeira-dama oscila entre uma rainha e uma plebéia", explicou Carl Sferrazza Anthony, que costuma escrever sobre as primeiras-damas. "O vestido inaugural é uma metáfora do papel de primeira-dama".

Assista ao vídeo sobre Michelle Obama:

Análises

Opinião

Leia também:

Galerias de fotos

Vídeos



    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG