Um problema técnico no sistema informático obrigou os funcionários da Casa Branca a recorrer a um instrumento de comunicação quase em desuso, o papel, admitiram os assessores do ciberpresidente Barack Obama, cuja vitória eleitoral se deveu em grande parte ao importante papel da internet.

"Nosso sistema de correio eletrônico não está funcionando muto bem", admtiu o porta-voz presidencial, Robert Gibbs à imprensa. "Desde cede estamos tentando por todos os meios fornecer informações a vocês. É preciso esperar um pouco", acrescentou.

Os funcionários da Casa Branca tiveram de distribuir as cópias do memorando sobre a redução das emissões de gases poluentes - assinado na segunda pelo presidente - não por e-mail, como é habitual, mas mediante "o método da árvore morta", o papel.

O problema técnico colocou a equipe presidencial numa saia justa, já que a campanha de Obama foi pioneira na utilização de novas tecnologias, como os sites de relacionamento na internet, o Facebook e o MySpace, e também o serviço Twitter de 'microblogs'.

Entre as inovação mais surpreendentes foi o anúncio da designação de Joseph Biden como vice de Obama feito através de mensagens de SMS.

col/cn

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.