elefante americano perdeu para formiga cubana, diz Fidel - Mundo - iG" /

O elefante americano perdeu para formiga cubana, diz Fidel

O líder cubano Fidel Castro afirmou que, em termos de cooperação internacional de saúde e educação, o elefante americano perdeu a disputa contra a formiga cubana, de quem nunca vencerá, em um artigo publicado nesta quinta-feira pela imprensa local.

AFP |

"Nesse terreno, os Estados Unidos não poderão jamais competir com Cuba. Nosso pequeno país resistirá. Em poucas palavras: A formiga venceu o elefante!", disse Castro em um artigo escrito apenas 24 horas depois da televisão exibir suas imagens, depois de cinco meses sem fotos nem vídeos.

Essa prolongada ausência de imagens e o tempo sem suas "reflexões" - artigos publicados na imprensa - aumentaram a especulação sobre sua saúde.

Para o líder cubano, que sofre de sérios problemas de saúde, os Estados Unidos só enviaram "um enorme barco convertido em hospital flutuante que trabalha dez dias em cada país".

Essa iniciativa "está muito longe de resolver os problemas de um país, não compensa o roubo de cérebros nem poder formar os especialistas necessários para prestar verdadeiros serviços médicos qualquer dia da semana e do ano".

Fidel diz ainda que "todos os porta-aviões juntos, que agora são instrumentos de intervenção militar nos diversos oceanos da Terra, convertidos em hospitais não poderiam prestar esses serviços as milhões de pessoas que os médicos cubanos atendem".

cb/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG