ciberpresidente Obama está ligado ao mundo com telefone super - Mundo - iG" /

O ciberpresidente Obama está ligado ao mundo com telefone super

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é o primeiro que consegue ficar permanentemente conectado com o mundo através de um Blackberry, apesar dos temores do serviço de segurança de que possa ser localizado.

AFP |

Nesta quinta-feira, um fotógrafo da AFP e outros jornalistas o viram correr na Casa Branca em direção ao salão Oval com o aparelho na mão, mas guardou-o logo, assim que percebeu estar sendo observado.

Apesar dos riscos para sua segurança, sabia-se desde a semana passada que Obama conservaria o aparelho para consultar seus e-mails ou a internet, mesmo quando afirmava não o estar usando.

O presidente, que parece não poder prescindir de seu Blackberry, afirmara que "havia ganho a batalha" para mantê-lo, apesar das preocupações sobre o fato de que seu uso permite localizá-lo.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, anunciou na semana passada que foram tomadas as precauções necessárias para preservar a segurança de Obama, e que o aparelho seria usado apenas para comunicação com altos funcionários e alguns poucos amigos.

Gibbs informou que todos os e-mails recebidos ou enviados pelo presidente serão arquivados, de acordo com a Ata de Registros Presidenciais de 1978, posterior ao caso Watergate.

Segundo a revista Atlantic, Obama usa um modelo standart de Blackberry, mas equipado com um "pacote supercodificador", desenvolvido por uma agência de inteligência, provavelmente a Agência Nacional de Segurança.

col/nh/sd/

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG