O percurso de Papai Noel pode ser acompanhado na internet

As crianças já podem seguir o trajeto feito por Papai Noel na internet, deixando cair presentes pelo mundo, graças a uma página criada por Google e o comando de defesa do espaço aéreo americano que, nesta quinta-feira, acompanha o rastro de seu trenó.

AFP |

A agência que controla o espaço aéreo americano (NORAD, na sigla em inglês) instalou um "Santa Tracker" ("Rastreador de Santa" Claus) em sete idiomas, onde se pode ver a localização atual e as próximas paradas de Papai Noel, acompanhado de suas legendárias renas. O mapa pode ser seguido no site www.noradsanta.org.

Ao mesmo tempo, o gigante Google permitiu aos entusiastas com Papai Noel a localizar o trenó através de seu programa de informação geográfica Google Earth, e providenciou vídeos 3-D do percurso feito pelo velhinho em cidades emblemáticas como Sydney.

Depois de deixar o Polo Norte, Papai Noel fez suas primeiras paradas em Rússia, China e Japão. Às 14H35 GMT era possível vê-lo sobre Pyongyang, capital da Coreia do Norte, segundo os radares NORAD.

O programa de rastreamento do Papai Noel pela agência NORAD é uma tradição que data de 1955, quando um anúncio no jornal Colorado veio com o número telefônico para conectar as crianças com o bom velhinho. Mas algumas chamadas, por erro, caíram numa linha da NORAD.

Para não desiludir os pequenos, o diretor de operações da NORAD na época, coronel Harry Shoup, ordenou a seu pessoal que controlasse o radar para "ver onde poderia estar Santa Claus" e informasse às crianças o percurso atualizado.

A posição oficial da agência binacional (do Canadá e dos Estados Unidos) é a de que Papai Noel existe.

"Com base em dados históricos e mais de 50 anos de rastreamentos da NORAD, achamos que Papai Noel está vivo e nos corações das crianças em todo o mundo", diz o site.

dab/oh/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG