O japonês Yukiya Amano é o novo diretor da AIEA

A conferência geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nomeou oficialmente nesta segunda-feira o embaixador japonês Yukiya Amano como novo diretor-geral, para um mandato de quatro anos que terá início no dia 1 de dezembro.

AFP |

Os 150 membros da AIEA aprovaram por aclamação o nome de Amano, que foi nomeado em julho pelo conselho dos 35 ministros (órgão executivo da agência) para suceder o diplomata egípcio Mohamed ElBaradei, que deixa a função em novembro, após 12 anos no posto.

"Aceito humildemente a nomeação para este posto importante e expresso minha sincera gratidão aos Estados membros pelo apoio e confiança que me concedem", declarou o diplomata de 62 anos.

Apesar de critica por alguns por falta de carisma, Amano é um profundo conhecedor dos temas nucleares e estratégicos.

Em uma entrevitsa concedida à AFP em fevereiro de 2009, afirmou que a AIEA não apenas desempenha um papel técnico, como também político, principalmente em temas como Irã, Síria e Coreia do Norte.

Nascido dois anos depois do final da Segunda Guerra Mundial no Japão, em 9 de maio de 1947, Amano estudou direito e, em 1972, entrou no ministério das Relações Exteriores, onde ganhou reputação de especialista em desarmamento.

Dirigiu o serviço de Ciência e de Energia Nuclear em 1993. Em 1999, foi nomeado subdiretor-geral para o Controle das Armas e os Assuntos Científicos no mesmo ministério, e, em 2002, seu diretor.

Em 2004 Amano assumiu a chefia do departamento de Desarmamento, de Não-Proliferação e Ciência, antes de ser nomeado delegado da AIEA.

Durante sua trajetória profissional participu nas negociações para a revisão do Tratado de Não-proliferação em 1995, 2000 e 2005, assim como nas que estão sendo realizadas para a próxima em 2010.

Amano é casado e fala com fluência inglês e francês. Estudou dois anos na França e foi cônsul geral do Japão em Marselha de 1997 a 1999.

spm/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG