O Irã está começando a mudar, diz a Casa Branca

A Casa Branca afirmou nesta terça que os protestos contra os resultados eleitorais no Irã demonstram que o país começa a mudar, horas depois que o governo de Teerã publicou um novo desmentido sobre as acusações de fraude.

AFP |

"Estou convencido de que estamos assistindo a um início de mudança no Irã", assinalou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, ao ser indagado sobre as manifestações de protestos depois da controvertida reeleição de Mahmud Ahmadinejad.

"Acho que o mundo está olhando para eles. Acho que algo foi conseguido. Eles chamaram a atenção sobre o que está acontecendo no Irã", afirmou Gibbs à NBC.

Gibbs, no entanto, insistiu que a Casa Branca não vai interferir na política interna do Irã, quando indagado se Barack Obama apoiará uma greve geral convocada pela oposição.

"Não vamos nos envolver apoiando ou deixando de apoiar ações específicas do Irã. Compete aos iranianos decidir qual será sua próxima dirigência. Acho que o presidente quer se assegurar de que isso não vire uma partida política de futebol que o regime utilize contra quem buscar justiça no Irã", concluiu.

col/mac/cm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG