O comando do IRA foi desmantelado, segundo comissão independente

O conselho militar do IRA, órgão executivo do Exército Republicano Irlandês, foi desmantelado e a campanha de violência desta organização está terminada, conclui o relatório da Comissão Independente de Controle (IMC) apresentado nesta quarta-feira.

AFP |

A Comissão Independente certifica que o Conselho Armado do IRA "já não está operacional", indica o documento de 12 páginas, que acrescenta que o IRA desmantelou todas suas "estruturas terroristas".

"Essa organização já não tem uma direção nem estruturas para organizar uma luta armada", acrescentaram os especialistas da comissão independente criada pelos governos da Grã-Bretanha e da Irlanda.

O IRA, inativo desde 1997, já destruiu seus arsenais e se comprometeu com o processo democrático, mas o Partido Unionista Democrático (DUP, protestante) reclamava o desmantelamento de todas suas estruturas, como seu Conselho Armado, que foi finalmente concluído, afirmou a comissão.

"O IRA cumpriu com suas obrigações. Desmantelou todas suas estruturas terroristas e cessou com seus recrutamentos", afirmou o ministro britânico para a Irlanda do Norte, Shaun Woodward.

O relatório da Comissão, classificado de "trascendental" por Londres, pode apaziguar as tensões entre católicos e protestantes dentro do governo de uniào norte-irlandês em relação à questão da devolução dos poderes e da justiça, atualmente exercitos por Londres.

Londres fixou para maio de 2008 o prazo para transferir as competências desses poderes, mas o Partido Unionista Democrático e o Sinn Fein (católico) não conseguiram chegar a um acordo a tempo.

ame/jz/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG