Voluntário da campanha de McCain modifica perfil de Palin na Wikipédia

Nas 24 horas que precederam o anúncio da governadora Sarah Palin do Alasca como a indicada à vice-presidência do Partido Republicano na sexta-feira, um usuário da Wikipédia dava os toques finais a sua biografia na Wikipedia.

The New York Times |

Começando às 2h da quinta-feira, o usuário de nome YoungTrigg editou o artigo, acrescentando histórias comoventes sobre sua infância. Muitos detalhes foram copiados, com a devida referência, do livro "Sarah: How a Hockey Mom Turned Alaska's Political Establishment on Its Ear" (Sarah: Como uma Mãe Mudou a Política do Alasca, em tradução livre), de Kaylene Johnson.

Logo, YoungTrigg mudou seu foco do biográfico para o político: como governadora, escreveu YoungTrigg, sua "gestão é marcada por sua disposição em confrontar as companhias petrolíferas" e que Palin já foi chamada de "política de 'integridade alarmante'". Ambas as declarações foram atribuídas a um artigo que traçou o perfil da política publicado na revista conservadora Weekly Standard.

No geral, YoungTrigg (cujo apelido é uma referência ao filho pequeno de Palin, Trig) fez 30 alterações no artigo.

O incidente gerou suspeitas de que YoungTrigg não passava de um voluntário da campanha cuja missão era garantir que o artigo sobre a governadora na Wikipédia estivesse pronto para o anúncio no horário nobre, da mesma forma que outros fizeram o mesmo por McCain.

YoungTrigg realizou a última edição na manhã de sexta-feira, horas antes da oficialização da escolha de Palin.

YoungTrigg foi um nome escolhido especialmente para esta tarefa, em outras edições, ele ou ela opta por outros apelidos: "Eu reconheço que sou voluntário da campanha de McCain, uma das milhares de pessoas em todo o país que trabalham para eleger o melhor candidato ao cargo. Palin não havia sido indicada quando eu fiz as alterações, apesar de ter ficado feliz com a escolha. Eu não acredito que tenho um problema de conflito de interesses".

O usuário se retirou da lista de editores do Wikipédia após modificar este artigo.

- NOAM COHEN

Leia mais sobre:  eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG