Desde o momento em que a vitória do senador Barack Obama começou a ser amplamente projetada na terça-feira, a movimentação online foi a maior já registrada em sites de notícias desde que se começou a computar tais dados há três anos.

Demonstrando a crescente dominância da internet como fonte de notícia, uma média de 8,5 milhões de visitantes por minuto acessaram sites de notícia de todo o mundo entre 23h e 0h  (do horário de Nova York), de acordo com a companhia de distribuição Akamai. A companhia tipicamente reporta uma média de 3 milhões de visitantes.

Diversos sites de notícias, inclusive os que são produzidos pelas companhias MSNBC, CNN e ABC News, disseram que a terça-feira foi o dia de maior visita que já registraram na sua história.


Milhares de pessoas comemoram a vitória de Obama em Chicago / AP

"O tráfego está maior a cada eleição", disse Charles Tillinghast, presidente da MSNBC.com. A Nielsen Online disse que o número de visitantes da MSNBC.com aumentou 337% em relação à eleição de 2004.

Seguindo um padrão criado em 2000 e 2004, o tráfego na internet em alguns dos maiores sites de notícias também aumentou no dia depois da eleição. O website do The New York Times teve o recorde de 61,6 milhões páginas visualizadas na quarta-feira, em comparação a 55,1 milhões no Dia da Eleição, de acordo com dados internos. O Washingtonpost.com também bateu recorde na quarta-feira, com 17,5 milhões de páginas visualizadas em comparação a 13,2 milhões no dia anterior.

A Yahoo e a MSNBC.com, entre outras companhias, não atingiram os recordes de terça-feira na quarta, talvez porque o vencedor foi anunciado antes da meia-noite. "Muitas pessoas dos últimos dois ciclos eleitorais foram para a cama sem saber quem era o vencedor", disse Tillinghast. "Desta vez muitas pessoas sabiam quem era o presidente quando foram dormir".

Discurso da vitória

Na quarta-feira, milhões viram ou reviram o discurso de vitória de Obama na internet. Na noite de quinta-feira, o discurso tinha sido visto mais de dois milhões de vezes no canal de Obama no YouTube. A CNN.com disse que em seu site ele foi assistido 1,7 milhões de vezes e a MSNBC.com reportou 1,1 milhões de visualizações.

Por BRIAN STELTER

Assista abaixo ao discurso de Obama na íntegra (em inglês)

Leia também:

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.