Vídeo de estudante com críticas a asiáticos causa polêmica

Ao postar seu vídeo no YouTube, Alexandra Wallace virou centro de debate sobre intolerância racial e liberdade de expressão

Ther New York Times |

Quando Alexandra Wallace gravou uma reclamação contra o uso de celular por estudantes asiáticos na biblioteca da Universidade da Califórnia (UCLA), ela estava só, falando para a câmera do computador.

Mas, desde que publicou o vídeo no YouTube, Alexandra, uma estudante do terceiro ano de Ciência Política na UCLA, virou mais um caso de “celebridade odiada” na web. O vídeo foi assistido por milhões de pessoas, a estudante se tornou alvo de críticas e também ficou no centro de um debate sobre intolerância racial e liberdade de expressão.

“Por favor, cancelem a conta dessa mulher ignorante já”, escreveu a internauta Kiki Gyrle no Facebook, onde há diversos comentários sobre Alexandra, muitos impublicáveis.

No vídeo, Alexandra reclama de estudantes asiáticos que estariam falando ao celular na biblioteca para obter informações sobre parentes possivelmente afetados pelo tsunami no Japão . Em um determinado momento, ela imita pessoas falando em idiomas asiáticos.

“O problema é esse bando de asiáticos que a UCLA aceita todos os anos. Até aí tudo bem. Mas, se você vem para a UCLA, adote um comportamento americano”, diz Alexandra no vídeo.

A estudante removeu o vídeo do YouTube e escreveu um pedido de desculpas, publicado no jornal da universidade. Ela não foi encontrada para comentar o caso.

Na segunda-feira (14/03), o reitor da UCLA, Gene Block, publicou um comunicado em que classifica o vídeo como “impensado e ofensivo”. A universidade estuda punir a estudante.

Robert Hernandez, professor de jornalismo digital da University of Southern California, afirma que o caso de Alexandra serve como um alerta sobre as atividades pessoais na internet. “As pessoas têm uma falsa sensação de privacidade na web”, afirmou.

    Leia tudo sobre: Alexandra WallaceUCLAasiáticosvídeo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG