Verificação de imigrantes pela polícia permanece suspensa em LA

LOS ANGELES - Um juiz da Corte Superior decidiu na quarta-feira, 25, contra uma ação que buscava acabar com a política interna que proíbe os policiais de abordarem pessoas simplesmente para verificar sua situação legal nos Estados Unidos.

The New York Times |

A política esteve sob alerta nos últimos meses, depois da morte de Jamiel Shaw Jr., astro do futebol americano de uma escola o ensino médio, que segundo a polícia foi morto por um imigrante ilegal membro de uma gangue. Os pais da vítima e os vereadores da cidade querem mudar essa política, conhecida como Ordem Especial 40.

O confronto entre gangues negras e latinas geram tensões entre os grupos no Sul de Los Angeles. Em alguns casos, os moradores negros sem afiliação às gangues foram mortos por membros das gangues latinas.

O grupo jurídico conservador Judicial Watch, baseado em Washington, entrou com a ação em 2006 em nome do morador de Los Angeles, Harold Sturgeon, dizendo que a cidade não deveria usar o dinheiro dos contribuintes para garantir essa política e que a política impede a cooperação entre a polícia local e os agentes federais de imigração.

Mas o juiz Rolf M. Treu da Corte Superior de Los Angeles concordou com a defesa da cidade e da União pelos Direitos da Liberdade Civil para revogar a ação, dizendo que Sturgeon não foi capaz de mostrar que a ordem viola uma lei federal ou impede que agentes de imigração se comuniquem com a polícia.

"A Ordem Especial 40 não menciona nem faz referência a tal comunicação", disse Treu em sua decisão. "Não é função dessa corte considerar a sabedoria de uma política interna como essa".

Hector Villagra, diretor do escritório da UDLC no condado Orange, afirmou acreditar que a decisão do juiz "acabará" com a disputa por essa política interna, que foi vigorosamente defendida pelo chefe de polícia William J. Bratton.

Paul J. Orfanedes, advogado do Judicial Watch, disse que Sturgeon considera apelar da decisão.

Por JENNIFER STEINHAUER

Leia mais sobre: imigração

    Leia tudo sobre: imigração

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG