Um livro de ¿Como Fazer¿ que ensina tudo ¿ de filtros para água a armadilhas para moscas

Um novo guia de saúde pública acaba de ser publicado pela mesma fundação que há 30 anos publicou ¿Where There Is No Doctor¿, um livro simples, mas abrangente, sobre como fazer certos procedimentos médicos, endossado pela Organização Mundial de Saúde (OMC) e usado por centenas de voluntários da Peace Corps.

The New York Times |

O livro, A Community Guide to Environmental Health (Um Guia Comunitário De Saúde Ambiental, em tradução livre), levou oito anos e 1,6 milhão de dólares para ser elaborado, disse Jeff Conant, um dos autores. Ele foi publicado pela Hesperian Foundation em Berkeley, Califórnia, e estará à venda a partir de terça-feira por US$ 28.

O livro de 600 páginas está escrito em inglês simples e tem centenas de desenhos mostrando, por exemplo, como desinfetar água usando ebulição, água sanitária, luz solar ou suco de lima, e como fazer filtros com areia, argila e carvão. Ele traz inúmeros desenhos de fogões que consomem menos combustível; traz desenhos esquemáticos de simples armadilhas para moscas e baratas, além de trituradores e liquidificadores movidos a bicicleta. O livro dedica quase 40 páginas só para banheiros.

Todos os desenhos foram testados em campo. Cada capítulo foi verificado por especialistas externos e em pelo menos seis comunidades estrangeiras, disse Conant.

Algumas pessoas podem ficar desconfiadas. O guia se opõe a grãos geneticamente modificados, incluindo o arroz de ouro, aparentemente destinados a ajudar os pobres. Ele se opõe à energia nuclear e aos combustíveis fósseis. E ensina comunidades a como manifestar oposição aos danos causados por companhias de petróleo, mineração e químicas, e como entrar com processos.

É controverso, disse Conant. Mas o livro é para comunidades rurais, muitas das quais sofrem muito mais com a exploração da mineração e do petróleo do que recebem os benefícios. Desconfio que eles vão gostar desse ponto de vista.

- Donald McNeil Jr.

    Leia tudo sobre: livros

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG