Um dia de novos começos para Michelle Obama e suas filhas

WASHINGTON - No Dia da Posse, o presidente Barack Obama, sua mulher, Michelle, e suas filhas, Malia e Sasha, se tornaram a primeira-família negra a se mudar para a Casa Branca.

The New York Times |

Conforme as câmeras registravam o momento, os americanos puderam ter os primeiros vislumbres da família Obama como a nova primeira-família. Em momentos íntimos e cenas sugestivas, eles riram e comemoraram um dia histórico de proporções épicas.

Ali estava Sasha, a filha de 7 anos e olhos brilhantes do novo presidente, sorrindo ao olhar para seu pai e fazendo um joia com o dedão coberto por uma luva laranja.

Ali estava Michelle Obama, sorrindo e segurando a mão de seu marido ao começar o dia em uma missa na Igreja Episcopal St. John.

E ali estavam as meninas de Obama, sorrindo e aplaudindo e se mexendo em sua cadeiraà sombra do Capitólio, esperando que seu pai fizesse o juramento.


Obama faz o juramento diante da família e de uma multidão / AP


Malia, 10, vestindo um casaco azul e um cachecol preto, tirava fotos para a posteridade. Sasha, em um casaco rosa e cachecol laranja, mantinha as mãos nos bolsos. As meninas se sentaram entre sua mãe e sua avó, Marian Robinson, enquanto a história se fazia diante de seus olhos. E o que transparecia para a muitas das  pessoas que acompanhavam o momento era a normalidade de uma família feliz em um momento extraordinário.

"Parte do que esta família irá fazer, será mostrar que as famílias de cor não são diferentes", disse Nikki Brown, professora da Universidade de Nova Orleans.

"Isso é o que eu vejo, quando os vejo na tevê: um pai trabalhador, uma mãe trabalhadora, uma avó que cuida dos netos, crianças que vão bem na escola", disse Brown. "Esta é a narrativa que o país ainda tenta entender, a normalidade das famílias de cor".

Nestes dias, no entanto, a vida da família Obama está longe de ser normal. Carregadores transportaram seus pertences à Mansão Executiva na terça-feira (na maioria brinquedos, roupas e lembranças de Chicago). Amigos e parentes vieram de todo o país para comemorar.

Senadores, ex-presidentes e outros dignatários cumprimentaram a família com beijos, abraços e lágrimas. Uma multidão de mais de um milhão de pessoas aclamou a nova família.

Bandas de fanfarra de escolas do ensino médio marcharam pelas ruas em sua homenagem, enquanto a família Obama aplaudia e dançava.

"Ela está no topo do mundo, meu Deus, em êxtase", disse Valerie Jarrett, amiga próxima que descreveu a emoção da primeira-dama nos dias antes da posse.

"Claro, existe a ansiedade natural", disse Jarrett. "A primeira-dama é uma das mulheres mais acompanhadas do mundo. A responsabilidade é enorme. Mas Michelle é Michelle", ela disse. "Ela sabe quem é e se sente confortável com isso".

As meninas Obama, por exemplo, foram vestidas em roupas da J. Crew, uma loja de preços moderados que é uma das favoritas de Michelle Obama, afirmam seus assistentes. As luvas de Michelle Obama também foram compradas na loja. Na segunda-feira, as meninas cantaram e dançaram com sua mãe nas apresentações ao vivo de Miley Cyrus e outros, como a banda Jonas Brothers, no show de posse para as famílias de militares e seus filhos.


Obama e a mulher enfrentaram uma maratona de bailes na noite de terça-feira / AP

Frequentadores de um bar local, que acompanharam a festa pela televisão na terça-feira, disseram que estão felizes com o fato do casal tentar manter uma certa normalidade na vida das meninas.

"Michelle disse que as meninas irão fazer a própria cama", disse uma das mulheres que trabalhava na cozinha. "Ela quer que elas cresçam normais".

Ainda assim, o casal parece confortável em seu novo papel.

Michelle Obama, que consultou Laura Bush sobre a educação de crianças na Casa Branca, lhe deu um presente de despedida e as duas dividiram a limousine até o Capitólio.

Laura Bush planeja escrever suas memórias e Michelle Obama lhe deu uma caneta entalhada e um diário de couro no qual estava inscrito: "Chegará um momento no qual você pensará que tudo acabou, mas aquele será o começo".

Para a família Obama, claro, terça-feira foi um dia de novos começos.

Por RACHEL L. SWARNS

Assista à reportagem sobre a posse de Obama:

Análises

Opinião

Leia também:

Galerias de fotos

Vídeos

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG