Trailers e nômades estão na mira das autoridades de Los Angeles

Mais de 250 veículos agora servem de abrigo nas ruas de Venice, de acordo com a Autoridade de Serviços para os Sem-Teto

The New York Times |

Todos os dias, Diane Butler e seu marido param seus dois trailers pintados à mão em um estacionamento em Venice Beach, juntamente com outras dezenas de trailers frágeis e enferrujados da década de 70 e 80.

Durante o dia, ela vende suas obras na calçada. Quando o estacionamento fecha, no pôr-do-sol, ela e os moradores de outros trailers dirigem para o interior da cidade em busca de um lugar na rua para estacionar pela noite.

Mas a sua existência nômade pode estar chegando ao fim. A região de Venice Beach, em Los Angeles, se tornou a mais recente comunidade da Califórnia a aprovar uma nova regulamentação rigorosa que limita o estacionamento de trailers nas ruas e os proíbe nos estacionamentos da praia - regulamentação que pode em breve forçar Butler, 58 anos, a deixar o local onde viveu por quatro décadas.

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Diane Butler e o marido Abraham, no estacionamento de trailers em Venice Beach
"Eles estão dificultando para que quem mora em veículos permaneça em Venice", ela disse.

Mais de 250 veículos agora servem de abrigo nas ruas de Venice, de acordo com a Autoridade de Serviços para os Sem-Teto de Los Angeles.

"O único lugar entre Santa Barbara e San Diego onde os campistas podem estacionar a sete quadras da praia é neste pequeno pedaço de terra", disse o vereador Bill Rosendahl, cujo distrito inclui Venice.

No passado, a boêmia Venice Beach foi tolerante com os moradores de trailers, mas, cada vez mais, a proliferação desses veículos neste bairro de poder aquisitivoo cada vez maior tem forçado os esforços para removê-los.

Prisão

Em particular, um recente incidente envolvendo a prisão de um proprietário de trailer sob a acusação de jogar esgoto na rua tem acelerado os esforços para remover os moradores de veículos da região. A partir desta semana, os veículos maiores poderão ser proibidos nos estacionamento da praia; uma portaria proibindo-os de estacionar nas ruas durante a noite pode entrar em vigor dentro de um mês.

Ainda que Rosendahl apoie as restrições ao estacionamento, ele também obteve US$ 750 mil da cidade para pagar por um programa piloto para abrigar moradores de trailer. Modelado em projetos implementados em Santa Barbara e Eugene, Oregon, o programa Veículos por Casas vai oferecer estacionamento noturno para os moradores de veículos que concordarem em cumprir determinadas condições, com o objetivo de mover os participantes a uma habitação permanente.

Mesmo se todos os moradores de trailers de Venice Beach quisessem participar, porém, o programa piloto vai acomodar apenas uma pequena fração deles.

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Sul da Califórnia tem sido destino para quem mora em trailer
"Se você está em uma comunidade e eles dizem para você sair, você não pode simplesmente ir para a próxima comunidade, porque eles estabelecem leis parecidas, especialmente na Califórnia", disse Neil Donovan, diretor executivo da Coalizão Nacional para os Sem-Teto.

Donovan disse que os moradores de trailers muitas vezes acabam na rua depois que seus veículos são rebocados ou quebram.

"Eles podem continuar criando mais leis contra nós, mas nós não iremos desaparecer ", disse Mario Manti-Gualtiero, que perdeu seu emprego como engenheiro de áudio e agora vive em um trailer. "Não podemos, simplesmente, evaporar."

*Por Ian Lovett

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