Taleban controla distrito a menos de 113km de Islamabade

ISLAMABADE, Paquistão - Avançando no Paquistão, militantes Talebans estabeleceram controle de um importante distrito a 113km da capital, Islamabade, afirmaram oficiais e moradores na quarta-feira.

The New York Times |

A queda do distrito de Buner não significa que o Taleban pode iminentemente ameaçar Islamabade. Mas é outro indício da força da insurgência e gera preocupação a respeito da capacidade do governo local de resistir aos avanços do Taleban no país.

Buner, com cerca de 1 milhão de habitantes, é o caminho para uma grande cidade, Mardan, a segunda maior na província da Fronteira Noroeste, depois de Peshawar. "Eles tomam Buner, depois seguem para Mardan, e o jogo acaba assim", disse um agente da lei da região.

O Taleban chegou ao distrito pelo Vale Swat, onde o exército paquistanês concordou com uma trégua em fevereiro e permanece em barricadas.

Na quarta-feira, militantes Talebans fortemente armados patrulharam vilas em busca da polícia local que havia recuado para delegacias em grande parte de Buner, afirmaram oficias e moradores.

Organizações não-governamentais locais foram obrigadas a partir e seus escritórios saqueados, eles disseram. Imagens da televisão paquistanesa mostraram militantes Talebans triunfalmente carregando equipamentos de um escritório.

"Eles estão em todos os lados", disse um morador de Daggar, a principal cidade de Buner. "Não temos como resistir".


Leia mais sobre Taleban

    Leia tudo sobre: taleban

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG