Sarah Palin concorreu à prefeitura e Wasilla teve sua primeira lição de política." / Sarah Palin concorreu à prefeitura e Wasilla teve sua primeira lição de política." /

Sarah Palin usou astúcia para mudar pequena cidade do Alasca

WASILLA, Alasca - O mundo chegou aqui há mais de um século com a corrida do ouro e, depois, com a ferrovia. Ainda assim, um aspecto da vida americana não chegou à cidade até 1996, ano em que http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/08/29/conservadora_sarah_palin_enfrenta_investigacao_no_alasca_1607330.html target=_topSarah Palin concorreu à prefeitura e Wasilla teve sua primeira lição de política.

The New York Times |

As questões que tradicionalmente decidiam as eleições desta cidade de menos de 7 mil pessoas eram: "Devemos pavimentar as estradas? Colocar esgotos? Qual candidato é seu parceiro de caça?"  Mas todas foram deixadas de lado no ano em que Palin, então com 32 anos, desafiou o prefeito de três mandatos, John C. Stein.

Panfletos anti-aborto circularam. Palin usou sua participação na igreja e na Associação Nacional do Rifle a seu favor. O Partido Republicano do Estado, nunca antes envolvido neste tipo de disputa, pois as eleições municipais não são partidárias, veiculou comerciais em nome de Palin.


Passado no Alasca mostra astúcia da candidata à vice-presidência

Dois anos depois que Newt Gingrich, então líder republicano no Congresso, ajudou a rascunhar o "Contrato Com a América", Palin e sua paixão pela ideologia republicana e fé religiosa tomaram conta de uma cidade conhecida por seu libertarismo e por ser o ponto de partida da corrida de trenós puxados por cachorros.

"Sarah chegou com tanta bagagem ideológica que eu fiquei alarmado", disse Stein, que perdeu a eleição. "Mas isso a elegeu: aborto, direito ao porte de armas, limite de mandatos e a questão religiosa. Eu não sou religioso e esse foi outro problema: 'Nós teremos nossa primeira prefeita cristã''.

"Eu pensei, 'O que está acontecendo aqui? Isso significa que ela pensa que eu sou judeu ou muçulmano?'", relembra Stein, que foi criado como luterano e depois foi trabalhar como administrador da cidade de Sitka no sudeste do Alasca. "A questão é que ela renasceu cristã".

Apesar de toda a admiração por Palin presente no Alasca, sua rápida ascensão de ativista da Associação de Pais e Mestres a candidata à vice-presidência não aconteceu sem marcas de batalha. Seus anos em Wasilla, sua primeira experiência executiva, revelam um misto de sucessos e erros, com Palin conquistando o apoio da maioria dos moradores por sua força de vontade, fé e disponibilidade, mas alienando outros com o que disseram ser uma obsessão única.

Palin é amplamente elogiada por cumprir promessas de campanha e diminuir os impostos imobiliários e melhorar estradas e esgotos, além de fortalecer o departamento de polícia. Seus partidários dizem que ela ajudou Wasilla a evoluir de uma cidadela a um subúrbio em desenvolvimento.

As tensões eventualmente diminuíram em Wasilla e a capacidade política de Palin cresceu juntamente com a cidade.

"Quando eu conheci Sarah pela primeira vez, eu diria que ela era Republicana, com R maiúsculo e pronto", disse Dave Chappel, vice-prefeito de Palin por mais de dois anos. "Conforme se desenvolveu politicamente, ela começou a ver além do R e enxergar toda a cena. Ela amadureceu."

Por WILLIAM YARDLEY

Leia também:

  • Leia mais sobre : Eleições nos EUA

    • Leia tudo sobre: eleições nos eua

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG