Santorum busca significado histórico em sua candidatura

Em campanha pela indicação do partido, pré-candidato republicano se coloca como defensor da história dos EUA

The New York Times |

Em Gettysburg, na Pensilvânia, na noite do dia 20 de março, Rick Santorum se encontrava no mesmo local em que mais vidas foram perdidas do que em qualquer outro campo de batalha da Guerra Civil e onde Abraham Lincoln pediu espírito de união e democracia aos americanos.

Perfil: Veja quem são os pré-candidatos republicanos

Santorum, que acabara de perder a primária republicana no Estado de Illinois, chamou a disputa presidencial de uma das " eleições mais importante desde a eleição de 1860." À medida em que viajava pelo Estado de Illinois, Santorum se declarou como defensor da história dos Estados Unidos.

AP
Rick Santorum discursa em comício em West Monroe, Louisiana
A lei do sistema de saúde do presidente Barack Obama é "uma ameaça à própria essência do que é a América", disse Santorum em Herrin, Illinois. Ele disse que diante da "reação de medo dos americanos à ameaça do corte de benefícios”, o presidente “enxergou a oportunidade de exercer o poder de controle do governo e quis se aproveitar da dependência dos cidadãos, e este é o poder que ele quer exercer sobre cada homem e mulher deste país."

Ao fazer essas alusões históricas, Santorum se equipara a Newt Gingrich, que retrata a si mesmo como uma figura transformadora, mas muitas vezes tem uma inclinação mais internacionalista ao se comparar a líderes como Charles de Gaulle. Santorum, muitas vezes prefere ficar mais perto da realidade de seu país, embora há anos tenha feito referências a Winston Churchill e seu confronto com os nazistas, traçando um paralelo com a maneira com que lidaria com o Irã .

Declaração

Santorum regularmente se inspira na Declaração de Independência, que segundo ele representa uma igualdade determinada por Deus e não pelo governo. Ele chega a usar a frase final da declaração para pedir apoio, como fez em um ginásio em Herrin."Ela diz: 'Nós prometemos mutuamente uns aos outros as nossas vidas, nossas fortunas e nossa sagrada honra’", lembrou.

As pessoas não precisam colocar suas vidas em risco, acrescentou ele, nem suas fortunas (embora possam doar seu dinheiro no RickSantorum.com, ele faz questão de lembrar, provocando risos e aplausos). Mas "a sua honra está em jogo", afirma.

Ele também falou de uma tocha de liberdade que foi passada dos fundadores da nação para cada geração posterior: "Se não tivermos sucesso nesta eleição, temo que seremos a primeira geração a deixar a tocha se apagar."

Santorum comparou a sua visão da história dos Estados Unidos com a de Obama, ao dizer em um discurso em Mount Vernon, Illinois, que o presidente enxerga os EUA como "um país que sempre foi injusto, e que nós estamos lidando com problemas que ainda precisam ser melhorados, pois o governo ainda não os corrigiu.”

E continuou dizendo: "Deixe-me lhes dizer uma coisa: A América foi fundada para ser uma grande nação desde o seu início."

Mas sua visão de longo prazo da história pode se provar míope. Ele perdeu no Estado de Illinois para Mitt Romney por uma grande margem de pontos dois dias depois de ter dito que sua campanha "não quer apenas lidar com as taxas de desemprego e taxas de crescimento", pois "há algo mais fundamental que está acontecendo no país." Mas de acordo com pesquisas de boca de urna, a economia foi uma das principais preocupações para os eleitores de Illinois.

Especial iG: Saiba mais sobre eleições nos EUA 2012

Para outros, o voto não era a respeito de algo fundamental e sim organizacional.

Judith Masoner, 65 anos, que participou da convenção de Santorum em Herrin no dia 17 de março, havia doado dinheiro para sua campanha. Mas ela acabou vontando em Romney no dia 20 de março.

"Eu gosto do fato de que Romney está bem organizado", disse Masoner. "Eu acho que se ele for eleito como o candidato republicano, ele está pronto para enfrentar o presidente Obama."

*Por Sarah Wheaton

    Leia tudo sobre: eleição nos euaeuaobamaromneysantorumpaulgingrich

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG