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Gossip Girl dita moda entre jovens mulheres

Desde sua estréia no último outono, Gossip Girl sempre foi mais do que uma simples série de tevê sobre as maquinações sociais de privilegiados estudantes de uma escola particular de Manhattan.

The New York Times |

O programa sempre mostrou uma ligação muito forte com a moda, o motivo principal da fidelidade de seu público de jovens mulheres não é apenas a trama, mas a possibilidade de opinar sobre as roupas usadas durante os episódios.

O extravagante guarda-roupa dos atores (uma mistura de casacos de costuraria, kilts minúsculos, cachecóis e jóias) inspiraram inúmeras publicações, em websites de fãs e revistas, a respeito dos protagonistas.


Personagens da série Gossip Girl procupados com boatos e intrigas, agora ditam moda / Divulgação

Agora o estilo do programa passou a ter uma influência maior no mercado. Lojas, designers e consultores de moda dizem que "Gossip Girl", que está em reprise de verão nos Estados Unidos antes do começo da segunda temporada no dia 1 de setembro, bem a tempo das compras para a volta às aulas, é uma das maiores influências sobre como as mulheres gastam.

Fãs entram nas lojas com revistas nas mãos exibindo atores e pedindo pela roupa exatamente igual à retratada. Ou pedem blusas de gola oval e maxi bolsas online seguindo links de lojas no site oficial do programa.

"O programa tem tido uma enorme influência nas vendas", disse Stephanie Solomon, diretora de moda da Bloomingdale's, acrescentando que ele não apela apenas às adolescentes, mas também às mulheres em seus 20 anos, às filhas ou irmãs mais novas da geração que fez de "Sex and the City" uma obrigação para qualquer aspirante ao mundinho fashion.

Apesar da série ter conquistado apenas índices médios de audiência, em termos de estilo pode "ser a maior influência no mercado jovem do momento", disse Stephanie Meyerson, da companhia de previsão de tendências Stylesight.

O programa criou um apelo único a símbolos de gerações mais antigas, como o casaco xadrez com brasão bordado no peito, camisetas pólo e kilts. Quando a temperatura esfriar no outono, algumas lojas prevêem uma enorme busca por blusas de lã com temas em losangolos, meias até os joelhos e botas de cano alto.

"Nós tentamos lançar modas antes que elas surjam", disse Eric Daman, designer do programa, cujo currículo inclui uma parceria com Patricia Field no figurino de "Sex and the City."

"Mais de 50% de nossos visitantes (cerca de 1 milhão de pessoas a cada mês) vêm do site 'Gossip Girl'", disse Travis Schneider, fundador do StarBrand Media, que cuida dos links de mercadoria da série, além de outros programas e filmes como "Ela é O Cara" e "America's Next Top Model."

Por RUTH LA FERLA

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