Quando vestir as crianças?

Alex Nicola, que completará cinco anos em agosto, gosta de passar a maior parte do tempo sem roupas. ¿Ele acorda de manhã e tira o pijama, mas ao invés de colocar uma roupa ele anda por aí pelado, disse Dawn Nicola, mãe de Alex e dona-de-casa de Castle Rock, Colorado.

The New York Times |

NYT
Katarzyna e Konrad Psujek deixam o filho Sebastian, 3 anos, ficar nu em casa
Katarzyna e Konrad Psujek deixam o filho
Sebastian, 3 anos, ficar nu em casa

Depois da escola, ele gosta de tirar as calças, sentar em uma poltrona e assistir Bob Esponja enquanto come salgadinho. Eu o chamo de peladinho", disse Nicola, 44, com carinho.

A vontade de Alex de permanecer sem roupas não é compartilhada por seu irmão gêmeo, Andrew, ou por sua irmã de seis anos, Gabrielle. Ele está passando por uma fase e vai sair dela", disse John Nicola, 39, pai de Alex, executivo de vendas da First Data Corporation.

Geralmente a situação não é um problema. Mas há algumas semanas, causou grande comoção quando uma colega de classe de Gabrielle e sua mãe estiveram na casa para uma visita.

Alex pediu que a irmã e sua amiga pintassem suas unhas e depois sugeriu outro lugar mais rechonchudo. Aparentemente, ele decidiu tirar as roupas e disse: 'passe esmalte em mim! Passe esmalte em mim! Passe esmalte em mim!'", contou Nicola.

As meninas fizeram o que ele pediu e, depois de criar uma obra de arte cor de rosa, desceram as escadas para confessar o ato a suas mães. Nicola ficou surpresa, mas depois de repreender as meninas e examinar as nádegas do filho, achou a situação engraçada.

A outra mãe, no entanto, ficou horrorizada. A mãe ficou chocada que Alex tenha ficado nu na frente da filha dela", disse Nicola. Ela disse ter ficado preocupada que não tenhamos conversado o suficiente sobre as partes privadas. Ela disse: 'na minha família sempre falamos que há certas partes do corpo que não podem ser tocadas por ninguém'".

Para muitos pais, permitir que as crianças corram por aí sem roupas é algo natural, uma expressão de liberdade física que representa a essência da infância, especialmente no verão.

Mas para outros, corpos descobertos são uma afronta à civilidade, uma fonte de desconforto e possivelmente uma perigosa atração para pedófilos. Essas opiniões contrárias podem gerar conflitos, mesmo quando a nudez acontece em casa.

Geralmente, a diferença de opinião acontece entre gerações. Rachel Sarah, 36, escritora e mãe de East Bay, Califórnia, disse que até a sua filha de nove anos, Mae, completar sete, ela gostava de usar apenas uma camiseta no verão, uma preferência que Sarah achava saudável, mas os avós de Mae não aceitavam. Minha mãe e padrasto insistiam que ela usasse roupas para tudo", disse Sarah.

Algumas vezes os avós são os mais permissíveis. Robert Kohlbrenner não achou ruim quando no último verão seus netos, dois meninos de quatro e 10 anos, e uma menina de seis, perguntaram se podiam nadar sem roupa no lago em um dia quente.

Eu simplesmente achei que seria divertido para eles", disse Dr. Kohlbrenner, 58, psicólogo particular, que depois descobriu que seu filho não gostou da ideia. Se você não pode fazer isso quando criança, então quando vai poder?

Especialistas como Sharon Lamb, professor de saúde mental na Universidade de Massachusetts, Boston, disse que é inevitável que as crianças queiram passar mais tempo sem roupas, especialmente em algumas situações. "As roupas são desconfortáveis , disse Dr. Lamb. Para algumas crianças, se vestir está associado a algo que não querem fazer, como comer vegetais"

Por volta dos três ou quatro anos, as crianças começam a distinguir entre o que é privado e o que é público, afirmam os especialistas, e elas geralmente desenvolvem uma certa modéstia em seguida. Mas a postura dos pais tem papel fundamental em determinar se as crianças se sentem confortáveis em estar nuas em casa.

Se uma pessoa tem uma reação adversa ao ver uma criança nua, isso nos fala muito sobre suas próprias neuroses", disse Dr. Balter.

As regras culturais também representam um fator importante. Katarzyna Psujek, 38, administradora da Tiffany & Company e mãe de dois filhos que vive em Greenpoint, Brooklyn, afirmou que seu filho Sebastian, que completou 3 em maio, geralmente anda pela casa nu e chegou a passar um fim de semana inteiro sem roupas em setembro, em uma casa alugada onde foi comemorado o casamento de amigos.

Cerca de 90% das pessoas presentes eram polacas", disse Psujek. Eu me lembro de pensar, se houvesse mais americanos, será que ele seria aceito correndo nu?

Leia mais sobre nudez

    Leia tudo sobre: criançaseuanudez

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG