um pé na Guerra Fria, diz Obama - New York Times - iG" /

Putin tem um pé na Guerra Fria, diz Obama

MOSCOU - O presidente Barack Obama afirmou, na quinta-feira, que o primeiro-ministro Vladimir V. Putin da Rússia ainda tem um pé na Guerra fria e que precisa avançar. Esta é uma análise provocativa para um líder americano que em poucos dias visitará o país pela primeira vez desde que assumiu o cargo.

The New York Times |

NYT

Bonecos típicos da Rússia têm desenho de Obama e Medvedev
juntos e Putin logo atrás, dias antes da reunião entre os líderes

Obama distinguiu Putin do presidente Dmitri A. Medvedev, seu sucessor escolhido, que foi eleito no ano passado e sofre muita especulação, dado o incomum arranjo de compartilhamento de poder entre os dois. Ao contrário de Putin, disse Obama, Medvedev reconhece que é chegado o momento dos dois antigos antagonistas da Guerra Fria deixarem o passado para trás.

"Conforme seguimos adiante com o presidente Medvedev, é importante que Putin entenda que a velha postura da Guerra Fria  na relação entre Estados Unidos e Rússia está ultrapassada - chegou a hora de seguirmos em uma direção diferente", disse Obama.

"Eu acho que Medvedev entende isso", ele disse. "Eu acho que Putin tem um pé na antiga forma de fazermos negócios e um pé na nova".

Obama deixará Washington no domingo para uma viagem de uma semana à Rússia, Itália e Gana. Ele planeja cerca de oito ou nove horas de encontros com Medvedev, mas também deve falar por cerca de 90 minutos com Putin, de acordo com oficiais americanos. Obama disse que quer falar com Putin porque "ele tem muito peso".

Medvedev adotou um tom mais diplomático, na quinta-feira, em um vídeo publicado no website do Kremlin, dizendo que espera que Obama "veja nosso real interesse em melhorar as relações entre nossos países" depois de um período de tensão.


Leia mais sobre Rússia

    Leia tudo sobre: euaguerra friamedvédevobamaputinrússia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG