Produção de brinquedos ¿verdes¿ ganha terreno nos EUA

Os vendedores costumavam pedir a Barbera Aimes para que ela não propagandeasse que seus brinquedos eram feitos de material reciclado, temendo que os consumidores pensassem que os brinquedos eram usados.

The New York Times |

Agora, eles não pedem mais.   

Aimes é a fundadora da ImagePlay , uma fabricante de brinquedos ecológicos para bebês e crianças. No início do mês, a ImagePlay anunciou que seus brinquedos tinham um novo parque ¿ as prateleiras da cadeia de supermercados Whole Foods Market. 

A Whole Foods vai comprar 13 linhas de brinquedos para abastecer todas as suas lojas, com regionais que poderão escolher brinquedos feitos de madeira entre os 150 que a ImagePlay faz com materiais sustentáveis como serragem prensada e bambu.    

Kathlyn Zukowski, compradora da Whole Foods para a região de Rocky Mountain, disse que as 30 lojas no Colorado, Utah, Kansas, Novo México e Missouri aprovaram 45 itens. Outras lojas selecionadas terão os brinquedos da ImagePlay no início de agosto.

É uma maneira muito boa de ensinar as crianças a respeitarem o planeta, diz.

Ali Boyd, que tem uma filha de 10 meses, disse confiar na segurança e qualidade de qualquer brinquedo da Whole Foods de Denver. 

Eu acredito que a Whole Foods é uma empresa responsável e com um profundo senso de saúde e bem-estar, disse Boyd.

Aimes começou a ImagePlay, baseada em Boulder, Colorado, em 1998, mas os brinquedos ecológicos não emplacaram até dois anos atrás.

Dois anos antes, eu saí do meu armário verde, disse Aimes, e desde então o interesse pelos seus brinquedos aumentou.

Indústria "verde"

A indústria dos brinquedos verdes ganhou velocidade ano passado depois que brinquedos chineses foram encontrados contendo materiais tóxicos, incluindo tintas a base de chumbo. Desde então, mais fabricantes de brinquedos tiraram uma casquinha dos livros sobre comida orgânica e passaram a fazer brinquedos amigos das crianças e do meio ambiente.

Gareb Shamus, editor da edição de Nova York da revista Toy Wishes, disse que o acordo entre a Whole Foods e a ImagePlay é significativo por ser um acordo fora da arena tradicional dos mercado de brinquedos, o que chamou atenção para a ImagePlay e o movimento de brinquedos verdes que ela vem promovendo. A ImagePlay não foi a primeira a fabricar brinquedos ecológicos, mas com o acordo com a rede de supermercados, Shamus disse que a indústria ganha mais visibilidade. 

Shamus espera que a indústria dos brinquedos ecológicos cresça exponencialmente e sua mensagem ganhe cada vez mais terreno, especialmente quando produtores como a ImagePlay podem cobrar entre U$8 e U$50 por animais de madeira e quebra-cabeças ¿ em comparação com brinquedos similares não ecológicos. 

A ImagePlay vendeu 65 mil brinquedos quando foi apresentada em 2005. Mas no fim do ano passado, as vendes subiram para 750 mil e Aimes planeja vender o dobro até o final deste ano. A produção da ImagePlay nas duas fábricas localizadas na China já cresceu 30% para que o pedido da Whole Foods pudesse ser atendido, contou Aimes. 

Não estamos apenas fazendo brinquedos bonitos, disse Aimes. Nós definitivamente temos o custo em mente, mas sem excluir a segurança das crianças de todo o planeta.

ByPorAlex McCarthy

Leia mais sobre: brinquedos

    Leia tudo sobre: brinquedosecologia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG