Os vendedores costumavam pedir a Barbera Aimes para que ela não propagandeasse que seus brinquedos eram feitos de material reciclado, temendo que os consumidores pensassem que os brinquedos eram usados.

Agora, eles não pedem mais.   

Aimes é a fundadora da ImagePlay , uma fabricante de brinquedos ecológicos para bebês e crianças. No início do mês, a ImagePlay anunciou que seus brinquedos tinham um novo parque ¿ as prateleiras da cadeia de supermercados Whole Foods Market. 

A Whole Foods vai comprar 13 linhas de brinquedos para abastecer todas as suas lojas, com regionais que poderão escolher brinquedos feitos de madeira entre os 150 que a ImagePlay faz com materiais sustentáveis como serragem prensada e bambu.    

Kathlyn Zukowski, compradora da Whole Foods para a região de Rocky Mountain, disse que as 30 lojas no Colorado, Utah, Kansas, Novo México e Missouri aprovaram 45 itens. Outras lojas selecionadas terão os brinquedos da ImagePlay no início de agosto.

É uma maneira muito boa de ensinar as crianças a respeitarem o planeta, diz.

Ali Boyd, que tem uma filha de 10 meses, disse confiar na segurança e qualidade de qualquer brinquedo da Whole Foods de Denver. 

Eu acredito que a Whole Foods é uma empresa responsável e com um profundo senso de saúde e bem-estar, disse Boyd.

Aimes começou a ImagePlay, baseada em Boulder, Colorado, em 1998, mas os brinquedos ecológicos não emplacaram até dois anos atrás.

Dois anos antes, eu saí do meu armário verde, disse Aimes, e desde então o interesse pelos seus brinquedos aumentou.

Indústria "verde"

A indústria dos brinquedos verdes ganhou velocidade ano passado depois que brinquedos chineses foram encontrados contendo materiais tóxicos, incluindo tintas a base de chumbo. Desde então, mais fabricantes de brinquedos tiraram uma casquinha dos livros sobre comida orgânica e passaram a fazer brinquedos amigos das crianças e do meio ambiente.

Gareb Shamus, editor da edição de Nova York da revista Toy Wishes, disse que o acordo entre a Whole Foods e a ImagePlay é significativo por ser um acordo fora da arena tradicional dos mercado de brinquedos, o que chamou atenção para a ImagePlay e o movimento de brinquedos verdes que ela vem promovendo. A ImagePlay não foi a primeira a fabricar brinquedos ecológicos, mas com o acordo com a rede de supermercados, Shamus disse que a indústria ganha mais visibilidade. 

Shamus espera que a indústria dos brinquedos ecológicos cresça exponencialmente e sua mensagem ganhe cada vez mais terreno, especialmente quando produtores como a ImagePlay podem cobrar entre U$8 e U$50 por animais de madeira e quebra-cabeças ¿ em comparação com brinquedos similares não ecológicos. 

A ImagePlay vendeu 65 mil brinquedos quando foi apresentada em 2005. Mas no fim do ano passado, as vendes subiram para 750 mil e Aimes planeja vender o dobro até o final deste ano. A produção da ImagePlay nas duas fábricas localizadas na China já cresceu 30% para que o pedido da Whole Foods pudesse ser atendido, contou Aimes. 

Não estamos apenas fazendo brinquedos bonitos, disse Aimes. Nós definitivamente temos o custo em mente, mas sem excluir a segurança das crianças de todo o planeta.

ByPorAlex McCarthy

Leia mais sobre: brinquedos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.