Premiação e comunidades negras reverenciam Michael Jackson

Jamie Foxx, apresentador da premiação Black Entertainment Television, foi direto na noite de domingo: Nós queremos celebrar este homem negro, ele disse a respeito de Michael Jackson. Ele pertence a nós e nós o compartilhamos com os outros.

The New York Times |

NYT

Manifestações no Brooklyn saudaram o papel de Jackson como personalidade negra

Em todo o mundo, Jackson foi celebrado no domingo, mas houve um fervor especial em bairros negros e suas igrejas. Na Primeira Igreja Metodista Episcopal Africana no sul de Los Angeles, a missa das 10h foi aberta ao som de "I'll Be There", do Jackson Five, com um vídeo que homenageava Jackson. A congregação aplaudiu e aclamou.

"Ele pode não ser o rei dos reis", comentou a reverenda Carolyn Herron, "mas ele é o Rei do Pop". Ele foi um "presente de Deus", ela disse.

Os negros já não demonstravam o ressentimento que tinham por causa de seu afastamento, de sua distância do angelical Michael do Jackson Five. Mas mesmo alguns negros reconheciam que Jackson  (como muitos afro-americanos) tinha problemas com sua identidade.

"Jackson me lembra Sammy Davis Jr.", disse Gerald L. Early,  professor de estudos afro-americanos da Universidade de Washington em St. Louis. "Davis foi um cantor e dançarino, como Jackson, e um homem que se sentia inferior por causa de sua aparência e que queria fazer parte do ambiente branco de Hollywood no qual vivia".

Mas Michael também abriu espaço para os artistas negros, mesmo que tenha mudado e se tornado aceitável para os brancos.

"Ele se dizia ser o Rei do Pop, o que era uma ousadia, na nossa cultura o Rei do Jazz foi Paul Whiteman, o Rei do Swing foi Benny Goodman e o Rei do Rock foi Elvis Presley, todos homens brancos", disse Early.

"Isso, de certa forma, redefiniu radicalmente a relação dos artistas negros com a música, e fez de Jackson um auteur", ele disse. "Desta forma, Michael pode ter aberto espaço para Obama como um negro auteur e criador de seu próprio mito".

(Reportagem de Marcus Mabry)

Relembre as fases da carreira de Michael Jackson; veja o vídeo:


Leia também:


A carreira de Michael Jackson


Opinião

    Leia tudo sobre: michael jackson

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG