Política municipal interfere em leis de imigração nos Estados Unidos

IRVING - Dias depois de comprar uma caminhonete Dodge Ram no último verão, Oscar Urbina foi chamado de volta à revendedora para resolver alguns problemas de licenciamento. Pouco depois que chegou ao local, a polícia apareceu e o prendeu por usar um número de Previdência Social falso.

The New York Times |

Urbina não nega, ele vive ilegalmente no país desde que imigrou do México em 1993. Mas a situação, neste antes acolhedor subúrbio de Dallas, o assustou.

Se tivesse sido preso antes isso poderia ter pouco efeito sobre sua vida, mas há dois anos Irving tomou a decisão, patrocinada por seu prefeito, Herbert A. Gears, de conduzir vistorias imigratórias em todos que fossem levados à prisão. Então Urbina, um homem de 35 anos, dois filhos e emprego fixo como construtor foi entregue automaticamente às autoridades federais e agora enfrenta a possibilidade de deportação. Mais de 4,000 imigrantes ilegais passam pela mesma situação.

Irving é uma das muitas cidades americanas nas quais o controle da imigração, uma prerrogativa federal, tem sido modificada pela política municipal na ausência de uma mudança nacional. O que torna a operação daqui alarmante é que ela acontece com o apoio de prefeitos como Gears, um democrata amigável em relação à imigração com laços políticos profundos com seus líderes hispânicos.

Gears viu o programa de prisão como uma válvula de escape para a pressão política que tem tomado conta da região desde que o subúrbio local, Farmers Branch, tomou medidas mais drásticas contra os imigrantes ilegais.

"O que pesou muito na minha mente foi que se não fizéssemos nada, mais imigrantes seriam prejudicados", ele disse. "Agora eu me tornei o herói dos rednecks da América".

A medida política de Gears a respeito da imigração irritou e confundiu seus oponentes. Os críticos da direita o acusam de passar seus deveres aos moradores locais. Sue Richardson, vice-presidente do Clube Republicano da Grande Irving disse que acredita que o descontentamento a respeito da imigração aumentou porque as pessoas perceberam que Irving estava no meio de uma "invasão silenciosa" do México.

Os defensores dos imigrantes acusam Gears de prejudicá-los. "Eu tenho uma opinião muito forte sobre Herb", disse Platon Lerma, que é considrado o avô dos ativistas hispânicos. Mas Lerma disse que as patrulhas de imigração traíram os ideais do prefeito. "para mim o próprio programa é um crime, em termos humanos", ele disse. No entanto, ele acrescentou que Gears optou pelo "melhor de todos os males".



Leia mais sobre imigração

    Leia tudo sobre: imigração

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG