China ultrapassa EUA e é país que mais polue, aponta estudo http://ultimosegundo.ig.com.br/olimpiada/Veja tudo sobre a Olimpíada" / China ultrapassa EUA e é país que mais polue, aponta estudo http://ultimosegundo.ig.com.br/olimpiada/Veja tudo sobre a Olimpíada" /

Pequim proíbe construções na tentativa de ter uma Olimpíada mais limpa

PEQUIM ¿ Oficiais da cidade apresentaram uma ambiciosa série de medidas, na segunda-feira, que irá congelar projetos de construção, diminuir a produção de aço e fechar pedreiras dentro e ao redor dessa capital durante o verão em uma tentativa de limpar o ar para a Olimpíada. Até mesmo outdoors pintados com spray serão banidos durante as semanas antes e depois dos eventos esportivos, que começam aqui no dia 8 de agosto. http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/04/15/china_e_maior_emissor_de_gases_poluentes_diz_estudo_1273244.htmlChina ultrapassa EUA e é país que mais polue, aponta estudo http://ultimosegundo.ig.com.br/olimpiada/Veja tudo sobre a Olimpíada

The New York Times |

AP

AP

Chineses passam por antigo templo praticamente coberto pela poluição

Apesar dos oficiais terem inicialmente sugerido que a transformação completa da cidade estaria pronta bem antes da cerimônia de abertura, o anúncio representa o plano mais detalhado até agora sobre como Pequim pode cumprir sua antiga promessa de realizar jogos ecológicos em uma das cidades mais poluídas do mundo. No passado, oficiais sugeriram que a mudança na cidade estaria finalizada bem antes dos jogos, possivelmente até o final de 2007.

Mas a proibição de construções de dois meses anunciada na segunda-feira começará no dia 20 de julho. Dirigentes do governo também irão obrigar instalações de queimar carvão para reduzir suas emissões em 30% durante boa parte do verão. Oficiais disseram que 19 empresas altamente poluentes, incluindo moinhos de aço e refinarias também seriam temporariamente fechadas ou forçadas a reduzir a produção.

Bombas de gás que não têm dispositivos para reter vapor serão fechadas, produção de cimento irá parar e o uso de outdoors com solventes tóxicos será proibido.

Se o ar de Pequim permanecer inaceitavelmente poluído nos dias antes dos jogos, dizem os oficiais, eles irão tomar passos limitados para impedir indústrias poluentes, apesar de eles recusarem dizer quais serão. Faremos tudo possível para honrar essa promessa, disse Du Shaozhong, vice-diretor do Gabinete de Proteção Ambiental, em uma coletiva de imprensa. Digam para todos que não há nada para se preocupar.

Alguns oficiais da Olimpíada e atletas ainda não estão convencidos. Apesar do governo ter dado passos notáveis em reduzir a neblina marrom de queimadores de carvão, o aumento sem fim em compras de carros anulou muito desses ganhos. Existem cerca de 3.5 milhões de veículos lotando as estradas de Pequim, com cerca de 1.200 novos carros se juntando à parada de buzinas todos os dias.

Em agosto passado, em um exercício de quatro dias que provavelmente se repetirá esse verão, autoridades forçaram mais da metade dos carros e caminhões de Pequim a saírem das estradas. Oficiais disseram que apresentariam planos para diminuir o tráfego mais tarde.

Nos últimos meses, cientistas independentes que retiraram amostras do ar de Pequim disseram que os níveis de ozônio e partículas de motores a diesel continuam cinco vezes mais alta do que os padrões máximos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, disse que um dia particularmente poluído poderá causar o adiamento de eventos externos de resistência. Alguns corredores disseram que iriam praticar fora da cidade para evitar o pior ar, apesar dos arredores não fornecerem muito refúgio. Um bom lugar para fugir dos fluxos sujos de ar é em cidades distantes e às vezes em regiões longínquas como a Mongólia, a mais de 160 quilômetros ao norte.

Du, o oficial ambiental, rejeitou sugestões de que Pequim fracassou em reduzir substancialmente a poluição prejudicial. Ele disse que o número de dias de Céu Azul, aqueles com ar aceitavelmente limpo de acordo com o sistema de monitoramento da cidade, mais que dobrou desde 1998. houve apenas 100 dias como esse, ele disse, comparados com os 246 do ano passado. O oficial afirmou que os níveis de dióxido de nitrogênio e dióxido sulfúrico caiu significativamente nos últimos anos.

Entretanto, um estudo independente lançado em janeiro por um consultor ambiental americano, Steven Q. Andrews, encontrou irregularidades no sistema de monitoramento que questiona quanto da qualidade do ar realmente melhorou.

As autoridades disseram que eles haviamr reduzido a poluição ao forçar fábricas locais a aumentarem seu equipamento de controle de poluição e obrigados a fechar de vez 200 das mais nocivas. Mesmo num dia em que o horizonte estava perceptivelmente sujo e a fumaça dos carros inegavelmente amarga, Du pediu para uma sala cheia de repórteres céticos a dizer ao público quão melhor o ar de Pequim se tornou nos últimos anos. Por favor garantam todos os atletas, ele disse.

Mas mesmo se eles acharem o ar da cidade mais limpa do que o esperado, os visitantes podem se decepcionar com o ambiente interno. No começo do dia, oficiais do governo anunciaram que uma proposta de proibição de cigarros, que começaria no dia 1º de maio, havia sido modificada por causa de uma oposição de donos de estabelecimentos. Fumar será proibido em hospitais, escolas e estádios, mas permitido em bares e restaurantes.

- Andrew Jacobs

    Leia tudo sobre: chinaolimpíada

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG