furacão Gustav e os planos ainda em constante mudança, os republicanos abriram na http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/09/01/protestos_e_iniciativas_beneficentes_marcam_inicio_de_convencao_1613686.html target=_topsegunda-feira sua Convenção Nacional, conduzindo uma sessão oficial e pedindo que os delegados ajudem as vítimas da tempestade." / furacão Gustav e os planos ainda em constante mudança, os republicanos abriram na http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/09/01/protestos_e_iniciativas_beneficentes_marcam_inicio_de_convencao_1613686.html target=_topsegunda-feira sua Convenção Nacional, conduzindo uma sessão oficial e pedindo que os delegados ajudem as vítimas da tempestade." /

Passagem de furacão silencia Convenção Nacional Republicana

ST. PAUL, Minnesota - Com um olho no http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/09/02/gustav_perde_forca_e_volta_a_ser_tempestade_tropical_1613905.html target=_topfuracão Gustav e os planos ainda em constante mudança, os republicanos abriram na http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/09/01/protestos_e_iniciativas_beneficentes_marcam_inicio_de_convencao_1613686.html target=_topsegunda-feira sua Convenção Nacional, conduzindo uma sessão oficial e pedindo que os delegados ajudem as vítimas da tempestade.

The New York Times |

Com o presidente Bush no Texas monitorando as operações de emergência, sua mulher, Laura Bush, subiu ao palco do Centro Xcel Energy para pedir o aceleramento da ajuda aos Estados da Costa do Golfo. Ela foi acompanhada por Cindy McCain, mulher do senador John McCain, o virtual candidato do partido.

Ambas as mulheres foram calorosamente recepcionadas pela multidão que ansiava pela continuidade da festa. A saudação foi tamanha que Laura Bush, depois de diversas tentativas em acalmar os gritos e aplausos, finalmente exclamou: "Obrigada! Acho que vocês devem se sentar agora."


Cindy McCain (E) e Laura Bush dão início à Convenção Nacional Democrata / Reuters

Depois que Laura Bush apresentou os governadores da Costa do Golfo, que falaram aos delegados através de videoconferência, Cindy McCain subiu ao palco.

"Como John disse nos últimos dias, este é um momento em que tiramos nossa camisa republicana e vestimos nossa camisa americana", disse Cindy McCain, cujo marido visitou um centro de emergência em Ohio no começo do dia.

A sessão de abertura, que terminou horas antes dos discursos do horário nobre, foi breve e direta, tendo sido abreviada por autoridades do partido por causa do furacão. A sessão durou pouco mais de duas horas, apenas o tempo suficiente para permitir que os procedimentos oficiais fossem realizados para que a indicação de John McCain possa ser realizada normalmente no final desta semana.

A agenda do resto da semana permanece fluída. Os líderes do partido esperam que a tempestade não cause os sérios danos inicialmente esperados, permitindo que a convenção volte à sua programação normal na manhã desta terça-feira e abra caminho para o discurso de McCain na noite de quinta-feira. Mas um funcionário do alto escalão disse que a decisão final pode ser tomada somente na manhã de quinta-feira.

Quanto a uma aparição de George Bush, cujo discurso planejado para segunda-feira foi cancelado, isso também é algo incerto. "Deixaremos isso a cargo do presidente", disse Mark Salter, assistente de McCain.

Mas Dana Perino, secretária de imprensa de Bush, afirmou que a Casa Branca aguarda direcionamentos da campanha. Ainda que Bush quase certamente não apareça na convenção em pessoa, ele pode discursar aos presente através de videoconferência.

Por SHERYL GAY STOLBERG

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG