Para alguns, 2009 já chegou

Talvez seja cedo para fazer reservas para a Semana dos Presidentes. Mas, devido ao aumento do preço das passagens aéreas ou o espectro da redução de vôos disponíveis, as operadoras de turismo dizem que as reservas começaram mais cedo este ano.

The New York Times |

Nós já reservamos um grande número de hóspedes para 2009, disse Edward Piegza, presidente da Classic Journeys, uma companhia de viagens especializadas em roteiros de aventura, baseada em La Jolla, Califórnia. Apenas no mês passado, disse Piegza, uma família de 18 pessoas reservou uma viagem para a Costa Rica no final do ano ¿ de 2009. São 18 meses de antecedência, apontou.

Identificando uma oportunidade, as operadoras de viagens já estão divulgando seus folhetos e preços de pacotes de 2009 e principalmente captando mais cedo as reservas dos mais apressados - e seus depósitos. Em 2007, nesta mesma época, a Classic Journeys não havia publicado seus itinerários nem preços para 2008. Este ano, a companhia já  publicou na internet aproximadamente dois terços dos pacotes de 2009 ¿ cerca de três ou quarto meses antes do usual. De maneira semelhante, Country Walkers, que normalmente divulga suas tarifas para o próximo ano em Agosto, publicou na internet as tarifas de 2009 em maio

Quanto mais cedo, mais barato

Pela primeira vez em 61 anos de operações, a Trafalgar Tours, empresa de viagens com acompanhantes, já divulgou o folheto Europa e Prévia do Verão Britânico 2009, bem antes que o folheto Europa e Grã-bretanha programado para outubro. Ela também publicou um folheto para viagens à Europa na baixa temporada, de novembro de 2008 a abril de 2009, com vários meses de antecedência.

As publicações antecipadas oferecem aos turistas a oportunidade de aproveitar os descontos da Trafalgar que chagam a 10% para os primeiros a solicitarem reservas. E um estudo mais detalhado dos folhetos pode trazer oportunidades surpreendentes. Por exemplo, o Melhor da Itália, um tour de 14 dias partindo em sete de abril de 2009, sai pelo por U$3.599 por pessoa na Prévia do Verão Europeu, refletindo um aumento na cotação e nos combustíveis. A mesma viagem que parte apenas quarto dias antes, três de abril, sai por U$ 2.499 na baixa temporada do folheto The The Europe & Britain Book, Outono, Inverno e Primavera, que utiliza taxas de câmbio mais altas e preços de negociação mais baixos. Isso quer dizer que um turista atento pode economizar U$1.100 planejando com cuidado sua viagem.

Turistas que reservam com antecedência podem esquivar-se de taxas extras que as operadoras costumam cobrar mais tarde. Em janeiro, por exemplo, Group Voyagers, a Group Voyagers, matriz da Globus, Cosmos, Monograms and Avalon Waterways, adicionaram uma 5% a muitos de seus pacotes para Europa devido à cotação da moeda. Mas quem havia reservado com mais antecedência estava protegido da tarifa implementada. 

Descontos

Alguns dos melhores negócios são as viagens para 2009 que as empresas divulgaram em 2007. Por exemplo, a Classic Journeys oferece uma viagem de 12 dias pela Índia em janeiro ou março de 2009 pelo preço de U$6.495 por pessoa em quarto duplo. A rúpia ganhou 7% em relação ao dólar desde que a companhia estabeleceu seus preços. Como resultado, os turistas que fizeram reserva aproveitaram um desconto embutido.  

June Sloane, especialista em viagens de luxo na Sue Brown Travel em Boca Raton, Flórida, disse que seus clientes que reservaram Micato Safaris no ano passado para uma viagem de duas semanas em agosto para o Quênia e Tasmânia, pagaram U$8.600 por pessoa, incluindo viagens aéreas internas e noites extras em um hotel em Nairóbi. Se eles tivessem esperado mais um pouco para marcar a viagem, eles pagariam o preço de 2008, por volta de U$10.100. 

Sloane recomendou reservar passagem aérea também com antecedência, devido aso possíveis cortes de capacidade. Se você marcar sua passagem agora, a empresa aérea te protege e te coloca em outra companhia, disse Sloane. Se você esperar, pode não encontrar opções de destino se as empresas cortarem suas rotas.  

Você pode também aproveitar melhores tarifas, caso as empresas aéreas continuem a aumentar seus preços. Por exemplo, o melhor preço para uma viagem de Nova York para São Francisco, reservada na terceira semana de junho do ano passado, era de U$378 pela Alaska Airline, de acordo com a FareCompare.com. A menos tarifa para reserva no mesmo período deste ano era de U$ 678. Uma viagem de Los Angeles para Honolulu saia por U$ 370 pela Continental em 2007, comparado com U$618 este ano; Nova York para Orlando saia por U$118 pela American, comparado co U$ 308 este ano.    

Reembolso

Preocupado em perder negócios de última hora? No mês passado a Orbitz.com lançou um cotador de preços de passagens aéreas chamado Orbitz Price Assurance, projetado para restituir automaticamente os clientes que fizerem reservas no site se o preço de sua passagem cair depois da compra. Para receber uma restituição quando o preço diminui, outro cliente da Orbitz precisa ter reservado a mesma passagem aérea na Orbitz por um preço menor. As devoluções são limitadas a US$5 a US$250 por viajante.

A Yapta.com, outro serviço de comparação que alerta o comprador sobre uma possível queda nos preços mesmo depois da compra do bilhete, não tem restrições. Ao contrário do reembolso automático oferecido pela Orbitz, o passageiro deve entrar em contato com a empresa aérea para pedir crédito ou pagar U$15 para que a Yapta reserve para eles. Os turistas que usarem o Yapta também podem ter de pagar às companhias aéreas taxas de troca de reserva, que podem custar entre US$ 75 e US$ 250, dependendo da operadora. Mas o site leva isso em consideração e alerta os viajantes somente quando a queda de preço supera essa taxa.

Desde a estréia da Yapta.com, em maio de 2007, 19% dos vôos rastreados depois da compra se qualificaram para um crédito de viagem ou devolução, e o site notificou viajantes de US$ 14 milhões em economias em passagens aéreas pós-compra. Agora ela oferece alertas de economia para quase todas as maiores companhias americanas, assim como muitas internacionais, incluindo British Airways, Lufthansa e Singapore Airlines.

"Embora tenha havido muitos aumentos de preços por causa do preço do combustível, ainda há muita volatilidade", disse Tom Romary, executivo chefe da Yapta. "Os viajantes precisam desse assistente pessoal que procura os preços mais vantajosos." 

Por MICHELLE HIGGINS

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