Os melhores assentos da Times Square

NOVA YORK ¿ Acrescente isso às estranhas razões para se amar Nova York: menos de uma semana após a Times Square se tornar um passeio já ficou difícil encontrar uma cadeira para se sentar nos cruzamentos da praça.

The New York Times |

O prefeito Michael Bloomberg fechou grande parte das vielas da Broadway ao tráfego e encheu a Times Square de cadeiras de plástico de cores rosa, azul e verde gritantes, em um de seus experimentos para tornar a cidade mais habitável. A questão sobre se Nova York gostaria da inovação já foi respondida. Como qualquer um com um sanduíche que vá ver as luzes de neon na hora do almoço pode confirmar, o grande problema é encontrar uma cadeira livre.

Hoje é o primeiro dia que encontrei um lugar para sentar, disse Rachelle Bulgin, de 19 anos, universitária que trabalha próximo ao local, nas tardes de quinta-feira. É bem legal.

O cenário de cadeiras rapidamente se tornou outro fenômeno de Nova York, dando aos turistas que enchem a área outra razão para ficarem boquiabertos com os moradores locais. Logo depois que as cadeiras foram colocadas no último mês, um homem criou uma sala de estar a céu aberto com um tapete, uma lâmpada e três cadeiras de plástico. Isso teve que acabar à meia-noite, pois os trabalhadores guardam as cadeiras durante a noite.

Os nova iorquinos estão levando o trabalho para os salões a céu aberto da Broadway, entre as Ruas 42 e 47 até a Macy na Rua 34. Há vários laptops e, nesta semana, um executivo arrastou algumas cadeiras formando um círculo para fazer uma reunião de negócios. Sua fala inteligente ficou bem iluminada com as luzes de neon brilhando no alto.

No entanto, na maioria das vezes, as pessoas simplesmente sentam. Elas descansam seus pés e descarregam seus pacotes. Não há muitos lugares como esse no qual você pode parar para respirar, explicou Debbie Adams, uma turista da África do Sul.

Tim Tompkins, presidente da Aliança da Times Square, disse que era necessário uma pequena explicação quando as cadeiras fossem colocadas no lugar. Nós não tínhamos nem tirado as etiquetas delas e as pessoas já estavam sentadas. Era como se estivessem lá pelos últimos 40 anos, disse.

Na verdade, essas cadeiras em particular são temporárias. Compradas por US$ 10,74 cada em uma loja de ferramentas local, muitas das 350 originais já estão começando a ceder e mostrar sinais de muito uso. Mas antes que qualquer um invista em cadeiras mais duráveis ou atraentes, os especialistas em tráfego da cidade querem ter certeza de que a ideia funciona. Mesmo o prazer de uma grande área para se sentar na Times Square não é algo adequado em troca de um engarrafamento permanente.

Se o tráfego estiver somente ruim, como é comum, o próximo passo é tornar a área um pouco mais glamorosa. Em agosto, as áreas para se sentar devem ser pavimentadas. Há planos para cadeiras escolares, e plantas devem substituir os cones de plástico alaranjados, agora usados para impedir os carros de entrar.

O parque experimental da Times Square é primitivo, mas pra qualquer um que ame as luzes da Broadway, é a nova melhor vista da cidade.


Por ELEANOR RANDOLPH


Leia mais sobre Nova York

    Leia tudo sobre: nova york

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG