Obama vira tendência na hora de batizar recém-nascidos

Decontee Williams ficou tão feliz com a vitória de Barack Obama na terça-feira passada que começou a pular e entrou em trabalho de parto. Doze horas depois, nascia Barack Jeilah no Hospital Batista dePhoenix, filho de Williams e Prince Jeilah. O bebê tinha 3.8kg e muito cabelo.

The New York Times |

Acordo Ortográfico

"Eu amo Barack Obama, e eu amo o nome", disse Williams, 31, que veio para os Estados Unidos como refugiada da Libéria em 2003. "Na África
ele significa uma benção. Este é um ótimo nome".

Na última semana, Barack, Obama, Michelle, Malia e Sasha se tornaram inspirações para o primeiro e segundo nome de bebês nascidos em todo o país, de acordo com as notícias. Mas bebês batizados com o nome Obama se tornaram uma febre também no Quênia, principalmente em Kisumu, uma área da região oeste do país na qual vivem parentes do presidente eleito.

Do Dia da Eleição até a tarde de sábado, 43 crianças nascidas no
hospital da província de Nyanza, em Kisumu, foram batizadas com nomes que remetem à família Obama, com 23 meninos ganhando o nome Barack Obama e 20 meninas Michelle Obama.

Outros presidentes representaram tendências na hora de batizar
crianças, de acordo com informações da Administração da Previdência
Social. Franklin ficou em 33º lugar em 1933, quando em 1931 estava
apenas em 147º. O nome Dwight se popularizou nos anos 1950 e Lyndon nos anos 1960. Theodore chegou ao auge na primeira década do século 20.

"Homenagear novos presidentes ao batizar os recém-nascidos costumava ser uma tradição na América", disse Laura Wattenberg, autora do livro "The Baby Name Wizard". Mas ela revela que o costume se dissipou por volta da época do escândalo de Watergate, em parte porque as pessoas se tornaram mais cínicas em relação à presidência.

Wattenberg disse que Barack e Obama podem mudar esta tendência por muitos motivos. Os negros, particularmente tocados pela vitória de
Obama, tendem a ser mais abertos a novos nomes e a batizar seus filhos de acordo com figuras públicas. Além disso, Obama conquistou o apoio de muitas pessoas na idade paternal.

Obama disse que Barack tem a mesma raiz etimológica do nome hebraico Baruch, "o abençoado".

Por JENNIFER LEE

Leia mais sobre Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG