Obama resiste à investigação sobre interrogatórios da era Bush

WASHINGTON - A Casa Branca e a liderança democrata no Senado deram sinais na quinta-feira de que irão impedir qualquer esforço em estabelecer uma comissão independente para investigar a aprovação da gestão Bush de técnicas violentas em interrogatórios.

The New York Times |

Ao fazer isso, eles buscam reduzir a pressão por uma investigação completa (da oradora da Câmara Nancy Pelosi, entre outros) que aumentou desde que o presidente Barack Obama sugeriu na terça-feira que está aberto a tal investigação.

Enquanto a Casa Branca alega que Obama nunca apoiou tal investigação abertamente, sua oposição mais firme à possibilidade, comunicada aos líderes congressistas em reuniões na quarta e quinta-feira, representa uma mudança de ênfase.

Em um encontro com a liderança democrata na noite de quarta-feira, Obama disse que um inquérito especial roubaria tempo e energia de sua agenda política e poderia se tornar uma distração ao analisar os anos Bush, afirmaram as pessoas envolvidas na questão.

Obama, segundo elas, repetiu a mesma mensagem divulgada no encontro bipartidário de quinta-feira com líderes congressistas.

O líder da maioria do Senado, Harry Reid de Nevada, e outros democratas do Senado apoiaram a opinião de Obama na quinta-feira, dizendo aos repórteres em uma coletiva de imprensa no Capitólio que preferem esperar pelos resultados de uma investigação do Comitê de Inteligência do Senado, que deve ser anunciado ainda este ano.

"Eu acho que seria imprudente, na minha opinião, começar comissões, painéis, tribunais, até que saibamos quais são os fatos", disse Reid. "Eu não conheço forma melhor de saber os fatos do que através do Comitê de Inteligência. Eu acho que essa será a melhor de fazermos isso".

Na Casa Branca, o porta-voz de Obama, Robert Gibbs, disse que "não é o momento para uma retribuição" e que "devemos olhar para frente".

Leia mais sobre Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG