Obama faz visita surpresa ao Capitólio dos Estados Unidos

WASHINGTON ¿ O Ohio Clock (Relógio de Ohio em tradução livre), em um longo corredor do Capitólio, é onde os senadores vão para fazer notícias. Ou pelo menos para aparecem diante das câmeras e microfones de televisão que são montados no local cotidianamente.

The New York Times |



Mas nesta terça-feira, 27, foi o presidente Barack Obama quem apareceu por lá a tempo de fazer duas paradas para falar com os repórteres enquanto andava pelo Capitol Hill à procura de votos para seu plano econômico de resgate.

Foi uma visão curiosa, ao menos para aqueles que assistem o canal legislativo.

O presidente raramente viaja até o Capitol Hill. Geralmente são os líderes do Congresso que vão até a Casa Branca  ¿ a convite do presidente ¿ quando chega a hora de negociar leis. Mas lá estava Obama, em pé atrás de inúmeros microfones, sem nenhum selo de presidente a vista.

O corredor não estava tumultuado de seguranças extras, parecia que Obama estava de volta ao Senado.

Olá, pessoal, disse Obama. Tivemos um encontro muito construtivo com os membros da Câmara dos Deputados, membros da bancada do Partido Republicano. Cheguei um pouco atrasado para meus colegas do Senado.

Logo depois, ele se corrigiu, dizendo Meus ex-colegas do Senado.

Em seus quatro anos no Senado, Obama quase nunca ficou a frente do Ohio Clock, um ornamento fixado no Capitoll Hill desde 1817, que já foi conhecido como um bom lugar para guardar uísque.

Será que passar quase três horas no Capitólio ¿ e falar com repórteres, primeiro do porão do local e depois em frente ao Ohio Clock ¿ lustrou as credenciais de Obama como um presidente que cumpre suas palavras em fazer pontes entre as divisões partidárias? Ou será que diminuiu sua estatura?

Seus consultores responderam: a primeira opção. Acrescentando que o presidente voltaria em breve.

Fique na espera falou Ray Lahood, congressista republicano de Illinois há muito tempo, que é o novo secretário do Transporte, aos repórteres enquanto esperavam. O grande homem está vindo...

Por JEFF ZELENY

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG