Obama está livre do tabaco e saudável aos 50 anos, diz médico

Exames indicam que presidente dos EUA tem 'excelente saúde' e 'perfeito condicionamento físico'

The New York Times |

Divulgação / Casa Branca
Obama sorri durante reunião na Casa Branca (08/07)
Esqueça os rumores de que ele tem fumado escondido. O presidente Barack Obama está "livre do tabaco", relatou seu médico após a segunda rodada de exames desde que ele assumiu o cargo.

Em um relatório de duas páginas, o doutor Jeffrey C. Kuhlman elogiou a saúde do presidente, dizendo que ele é um homem de 50 anos fisicamente ativo, que segue uma dieta saudável (Obama regularmente cita a influência da primeira-dama, Michelle, em sua alimentação), mantém um peso saudável e "bebe álcool apenas ocasionalmente e com moderação”.

"O presidente está em excelente saúde e apto para o serviço", disse Kuhlman. "Os dados clínicos indicam que ele vai permanecer assim durante todo o período de sua presidência."

Kuhlman também disse que Obama – um ávido golfista e jogador de basquete – tem “perfeito condicionamento físico”.

Obama passou por exames médicos na Casa Branca na semana passada. Segundo o relatório, o presidente teve uma "laceração bem curada no lábio inferior" – jeito médico de dizer um corte – aparentemente durante um jogo de basquete em novembro de 2010 , quando foi atingido pelo cotovelo de Rey Decerega, diretor de programas para o Instituto Congressista Hispânico.

Kuhlman também informou que Obama tem passado por periódicas sessões de fisioterapia para ajudá-lo a lidar com problemas nas costas. Além disso, informou médico, Obama teve marcas removidas da pele de seu pescoço.

A última avaliação física de Obama tinha sido feita em fevereiro de 2010. A próxima, segundo o médico, pode acontecer apenas depois da eleição, em dezembro de 2012.

Por Helene Cooper

    Leia tudo sobre: obamaeuaexames

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG