pronta para receber Olimpíada - New York Times - iG" /

Obama diz que Chicago está pronta para receber Olimpíada

WASHINGTON - Com 16 dias até que o Comitê Olímpico Internacional escolha a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016, o presidente Barack Obama fez um discurso no Gramado de Sul da Casa Branca na quarta-feira a favor de Chicago para sede dos jogos.

The New York Times |

Ele prometeu que se o COI escolher Chicago, a cidade deixará os Estados Unidos (e o mundo) orgulhosos.

"Chicago está pronta", Obama disse durante o evento que teve a presença de esportistas olímpicos, para-olímpicos e crianças em idade escolar. "O povo americano está pronto. Nós queremos estes jogos."

"Eu prometo, nós estamos ansiosos por isso", ele disse a respeito da possibilidade dos jogos serem sediados por Chicago, onde ele viveu durante quase 25 anos antes de se mudar para a Casa Branca.

No entanto, Obama não viajará para Copenhague para a eleição do COI no dia 2 de outubro, na qual Chicago enfrenta as outras finalistas: Madri, Rio de Janeiro e Tóquio.

Enquanto outras cidades na disputa terão seus chefes de Estado presentes, Chicago não terá. Obama disse que tem que permanecer em casa para lidar com o urgente assunto da reforma do sistema de saúde.

"A boa notícia é que eu enviarei uma estrela muito maior para representar a cidade e o país que nós amamos e ela é a nossa primeira-dama, Michelle Obama", ele disse sob aplausos da multidão.

Nascida em Chicago, Michelle Obama conduzirá o contingente americano nas reuniões. Na quarta-feira, ela mostrou à multidão um carisma que pode conquistar os membros do COI.

Depois de subir ao pódio, ela encorajou a plateia a aplaudir e gritar mostrando seu espírito Olímpico. Então ela zombou da tentativa de seu marido em alguns esportes olímpicos, fazendo a multidão cair no riso.


O presidente dos EUA brinca de esgrima com "sabre de luz" de brinquedo / AFP

"Vocês deveriam ter visto o presidente lá dentro tentando aprender a esgrima", ela disse sobre seu marido, que sempre disse que queria aprender o esporte. "Foi patético".

O prefeito Richard M. Daley disse que a presença de Michelle Obama será crucial para ajudar Chicago a ganhar.

"É muito importante e fará uma enorme diferença", ele disse. "Ela será uma ótima representante para nós e para os Estados Unidos. E ajuda muito o fato dela ser de Chicago. Ela viveu perto de onde estão alguns dos estádios".

Leia mais sobre Chicago

    Leia tudo sobre: chicago

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG