Obama anuncia medidas para ajudar pequenos negócios

WASHINGTON - A gestão Obama afirmou na segunda-feira que irá tentar melhorar a dificuldade de crédito que atinge os pequenos negócios comprando US$ 15 bilhões em securities ligados a este tipo de empréstimo.

The New York Times |


Falando a uma plateia de proprietários de pequenos negócios na Casa Branca, o presidente Barack Obama disse que as ações irão encorajar as financiadoras a disponibilizarem mais dinheiro e devem gerar um renovado crescimento econômico em um setor vital da economia.

"Hoje, muitos empresários não conseguem acesso ao crédito que precisam para iniciar, operar ou ampliar seus negócios", disse Obama. "Sonhos demais estão sendo adiados ou negados por uma carta formal cancelando uma linha de crédito".

Em um dia no qual sua gestão tentava lidar com a reação política gerada pelos bônus pagos aos executivos do AIG, o anúncio ofereceu a Obama a plataforma necessária para reafirmar que o governo está ajudando as operações familiares tanto quanto as grandes instituições financeiras e corporações.

O plano desta gestão inclui uma provisão que garante o empréstimo para pequenos negócios em até 90% do valor para encorajar os bancos e outros financiados a ampliarem o crédito, diminuindo as taxas da Gestão de Pequenos Negócios, além de exigir que os bancos que receberem dinheiro de resgate do governo reportem mensalmente quantos empréstimos destinados a este tipo de empresa fizeram.

Oficiais da gestão disseram que até o final de março, o Departamento do Tesouro irá começar a fazer comprar diretas de securities apoiados por garantias de empréstimos da Gestão de Pequenos Negócios. Mesmo os pequenos negócios com bom histórico de crédito têm tido problemas em conseguir empréstimos, afirmaram oficiais da gestão.

A iniciativa busca encorajar os empréstimos a pequenos negócios com direito a eles ao facilitar o processo. Além disso, a gestão quer descongelar o mercado secundário de empréstimos apoiado pela Gestão de Pequenos Negócios, que está congelado desde o outono.

Por HELENE COOPER

Leia também:


Leia mais sobre AIG

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG