O MySpace tem amigos, mas quer a verba dos anunciantes

Quando a News Corp. adicionou o My Space em seu portfólio há quase três anos, era esperado que com o aumento de 16 milhões de usuários, o dinheiro da publicidade cresceria também.

The New York Times |

O site de relacionamento atingiu 118 milhões de usuários ao redor do mundo. Mas o dinheiro não está entrando tão rapidamente como a empresa esperava.

No fim do ano fiscal, que se encerra em duas semanas, a unidade da News Corp. que engloba o MySpace deixará de ganhar US$ 1 bilhão em receita. Quando a News. Corp anunciou em abril o insucesso do projeto, diversos analistas diminuíram o status da companhia, desvalorizando em 5% suas ações.

O MySpace será redesenhado a partir de quarta-feira com uma nova home page, que será menos confusa e mais apropriada para receber anúncios. A novo design da página ficará pronto em meados do próximo semestre.

MySpace e seus principais concorrentes, Facebook e Bebo, têm ambições de fazer dinheiro mas não têm provas o suficiente de que os planos estão funcionando.

Os sites parecem atrair os anunciantes devido à quantidade de usuários. MySpace tem um público norte-americano de 73 milhões, e o Facebook conta com 36 milhões, de acordo com o comScore (Ao redor do mundo, o Facebook alcançou o MySpace pela primeira vez em abril, com uma média de 115 milhões de usuários cada site.

Apesar disso, existe a preocupação de que os usuários de sites de relacionamento não notam os anúncios, sem importar quão bem posicionados eles estejam.

"A atenção do usuário é o elemento mais escasso em sites de relacionamento, disse Chamath Palihapitiya, vice-presidente de marketing do Facebook. Um anúncio de sucesso deve capturar essa atenção escassa e canalizá-la de maneira relevante.

Então, o que pode atrair o dinheiro da publicidade para os sites de relacionamento? O primeiro passo para o Facebook são os anúncios relacionados. Adicionado à uma informação sobre os usuários ¿ como um usuário que se identifica como fã da Nike ¿ e será costurado um anúncio exibido para seus amigos. Seu amigo é fã de Nike, dirá o anúncio.

Jeff Berman, presidente de vendas e marketing do MySpace, apontou que os anúncios nas home pages, com na última quinta-feira, para  O Incrível Hulk  e nesta quarta-feira para o The Dark Knight," pode atingir 40 milhões de usuários em um único dia, mais que o maior programa de TV.

Palihapitiya acredita que os céticos deveriam respirar bem fundo. Essa é um caminho que irá se abrir nos próximos cinco ou 10 anos, disse. Será quando os vencedores irão emergir.

Por BRIAN STELTER

Leia mais sobre: sites de relacionamento

    Leia tudo sobre: facebookmyspacenews corp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG