Nudistas da Califórnia não querem que o Estado olhe para eles

SAN ONOFRE, Califórnia ¿ Pessoas surfando nuas. Tomando sol nuas. Jogando vôlei nuas. Nadando nuas.

The New York Times |

Outro dia ensolarado em um remoto pedaço da praia de San Onofre, na Califórnia, onde o número de pessoas "vestidas como vieram ao mundo" supera o número de pessoas com roupas de banho. 

Se você está vestido, você é visto como estranho, disse Bill Hendrick, 51, usando nada além de um lenço vermelho na cabeça. Nós não achamos esse lugar estranho. Parece-nos natural. É a única palavra para descrever isso. 

Esse lugar é o sul da Califórnia, conhecida pela atitude qualquer coisa serve, onde mesmo o governador Arnold Schwarzenegger já posou nu uma vez, nos seus tempos de fisiculturista, em uma foto que circulou pela internet.  


Surfista nu aproveita dia de sol na praia de San Onofre / NYT

Mas o número de nudistas nesse lugar popular, a cerca de 100 km de Los Angeles, está violando uma proibição do nudismo em parques estaduais. Agora, após três décadas de relativa tolerância, os planos do Estado reforçam a proibição depois do Dia do Trabalho, dando início a uma batalha judicial. Está acontecendo sexo na praia, nos parques e nos banheiros, inclusive encontros sendo marcados no Craigslist, rede de comunidades on line que disponibiliza anúncios gratuitos aos usuários, como afirmam autoridades.

Reclamações

Funcionários dos parques, em violação aos direitos civis deles, estão sendo perturbados por visitantes nus. Pessoas mais inibidas têm reclamado depois de passarem pela parte nudista da praia, um trecho na extremidade sul adjacente ao Acampamento Pendleton Marine base.

O novo supervisor do departamento de parques da região, Richard Haydon, disse que, ao contrário do que acreditam os nudistas da região, que têm um sentimento de vingança em relação a ele, o número de reclamações cresceu recentemente, sem dar maiores detalhes. Na década passada, disse Haydon, houve 180 intimações por comportamento ilícito. 

Ali nunca foi uma praia onde roupas são opcionais, Haydon disse em entrevista. As pessoas vão lá e se sentem desconfortáveis. Algumas pessoas se sentem incomodadas com a nudez, com atos sexuais em público. Algumas pessoas acham normal. Mas para quem não acha, o que eu digo a eles?  

Um grupo de nudistas entrou com um processo para bloquear qualquer banimento. Apoiados em uma decisão anterior do Estado, eles argumentam que não importa o que dizem as leis, o departamento de política para os parques não pode multar ninguém a menos que essa pessoa se recuse a se vestir depois que outra pessoa tiver registrado uma reclamação.     

Um juiz do Estado aprovou um decreto temporário em favor dos nudistas, requerendo que o departamento se reúna com a administração para regulamentar as mudanças, incluindo fixar um aviso sobre as mudanças e organizar uma audiência. Funcionários dos parques recentemente colocaram sinais de nudez proibida e guardas florestais começaram a falar para os freqüentadores nus da praia sobre a mudança. Espera-se que o juiz emita uma sentença final nos próximos dias.


Fãs convictos relutam em se vestir ou abandonar a praia / NYT

Independente do resultado, fãs da praia de nudismo disseram que não vão se vestir. Haydon não disse o que departamento faria nessa situação, mas disse a jornalistas locais que sua agência está fazendo acordos com a força legal local.

Nudistas disseram que a única mudança dos últimos tempos foi a chegada de Haydon.   

Nudistas comportados

Um advogado de Huntington Beach e defensor do nudismo, R. Allen Baylis, reconhece que tem acontecido problemas ocasionais na praia, incluindo um criminoso sexual que foi pego molestando um garoto na areia. 

Mas foram os nudistas que chamaram a polícia, de acordo com muitos, e a maioria obedeceu ao folheto distribuído aos recém-chegados que avisa, se você não puder fazer isso em frente a um policial, então não o faça aqui. A maioria dos comportamentos indiscretos aconteceu em propriedade federal, disse Baylis, e não na praia estadual, do outro lado da cerca marcando o limite da base e avisando aos visitantes para não ultrapassaram.   

Na rara ocasião em que os guardas florestais pediram às pessoas que se vestissem, a maioria obedeceu, contou Baylis. Essa é a maior crítica, essa mão pesada do governo tentando acabar com isso, disse.

O conflito se espalha pelas praias de nudismo do país porque, como em San Onofre, as leis não são claras e são determinadas não apenas pelos estatutos, mas pela lei dos veredictos, pelas políticas das diretrizes e pela prática comum, disse Erich Schuttauf, diretor da Associação Americana da Nudez Recreativa.  

O Estado parece estar em cima do muro, mas infelizmente isso leva a um conflito com os freqüentadores, disse. Esse tipo de incerteza leva ao conflito.

Os nudistas têm pouca opção. Outra não oficial, mas menos freqüentada praia onde as roupas são opcionais, está a cerca de 57 quilômetros de San Diego, e existe outra ao norte de Santa Bárbara, mas não existem outras na região metropolitana de Los Angeles tão apelativa como essa, que também é famosa pelo surfe.    

Eu ficarei muito desapontado se a praia for fechada, disse Dano Dickerson, 41, depois de surfar nu.  

No centro da controvérsia, dizem os nudistas, está a tendência de relacionar nudez com sexualidade. 

Não há nada de sexual na nudez, disse Tracy Verrett, 31, um dos recém-chegados que estão se bronzeamento. As pessoas acham que você é promíscuo ou coisa parecida, mas não é nada disso.  

Ao contrário, disse Gerda Hayes, 64, relaxando em uma cadeira, é como ir a qualquer outra praia ¿ socializar com amigos, secar ao sol e ficar mais próximo da natureza.

Como você pode ver, algumas pessoas são pesadas, algumas são pequenas, algumas são altas, algumas são magras, diz Hayes. Mas somos todos iguais. Você não é reconhecido pelo traje que você usa ou não usa. Nós somos todos aceitos pelo que somos.

Por RANDAL C. ARCHIBOLD

Leia mais sobre nudismo

    Leia tudo sobre: nudismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG