Nova lei restringe venda de cerveja na Rússia

Legislação limita locais e horários para venda da bebida que vem ganhando popularidade entre os russos

The New York Times |

Getty Images
Homem bebe cerveja em lan house de Moscou, na Rússia (19/12/2000)
O crescimento lento mas constante da cerveja como a nova bebida preferida dos russos - substituindo a vodca - sofreu um revés na quarta-feira quando o presidente Dmitri Medvedev assinou uma lei restringindo a venda da bebida ao ar livre e à noite.

Na última década, conforme a renda dos russos cresceu, as fabricantes de cerveja obtiveram lucros notáveis, apesar do aumento dos impostos sobre a bebida.

A nova lei pode prejudicar especialmente o grupo Carlsberg da Dinamarca, a principal vendedora de cerveja na Rússia, com domínio de cerca de 40% do mercado. O grupo vende cervejas como Tuborg, Carlsberg e algumas marcas locais.

Parte do sucesso de vendas se deve à ampla disponibilidade de cerveja na Rússia e à tolerância da polícia para com as pessoas que bebem em parques e no metrô, ao contrário de mercados mais restritos em outros países.

A nova lei, que entrará em vigor em 2013, irá restringir as vendas entre 23h e 8h e segue uma regulamentação similar para a vodca. A lei também proíbe as vendas em quiosques nas calçadas e nas estações de trem. Isso pode ser um problema para as fabricantes de cerveja, já que cerca de 30% das vendas agora vêm destes locais.

Em um sinal da crescente importância do mercado russo para a cerveja, as ações da Carlsberg caíram drasticamente este mês, quando a lei foi aprovada no Parlamento.

Até que as novas regras entrem em vigor, a regulamentação da Rússia continuará a favorecer a cerveja em detrimento da vodca como uma alternativa mais saudável. Combinadas com mudanças no estilo de vida na Rússia, as leis ajudaram o mercado da cerveja.

Os russos ainda bebem mais vodca do que cerveja. Reguladores russos dizem que o consumidor médio bebeu cerca de 12,5 litros de álcool no ano passado, cerca de quatro litros de cerveja e mais de cinco de vodca, de acordo com a Bloomberg News.

"A lei traz um pouco de ordem para a venda da cerveja", disse Vadim Drobiz, diretor do Centro de Estudos de Mercado de Álcool Federal e Regional, de acordo com a Bloomberg News.

Por Andrew E. Kramer

    Leia tudo sobre: rússiacervejavodcaleiálcool

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG