Nova fundação visa tomar conta de ameaças emergenciais

Jeff Skoll, primeiro presidente do eBay, doou US$ 100 milhões para iniciar uma nova fundação para causas emergenciais como falta de água, pandemias e o conflito do Oriente Médio.

The New York Times |

A organização, chamada Skoll Urgent Threats Fund, será liderada pelo Dr. Larry Brilliant, um especialista em saúde pública livre de tradições e organizador de tecnologia, que até fevereiro era chefe da área filantrópica do Google, o Google.org.

Isso é só o começo, disse Skoll, sobre o dinheiro que ele colocou na Fundação Skoll. Eu doarei mais dinheiro com o tempo.

O empresário está rapidamente colocando sua marca no mundo da filantropia, ao usar uma variedade de abordagens, com e sem fins lucrativos, direcionadas a problemas sociais.

Sua empresa de filmes, com fins lucrativos, a Participant Media, é conhecida por produções como Uma verdade inconveniente e O caçador de pipas, que visam trazer ao público maior atenção a questões sociais. Já sua empresa de investimento, Capricorn Investments, investe dinheiro em temas como falta de saneamento básico e o desenvolvimento de produtos sustentáveis de frutos do mar.

A Fundação Skoll subscreve o trabalho de organizadores sociais como Connie K. Duckworth, que fundou a organização Arzu Inc, que fornece tratamentos de saúde e compensação a taxas maiores do que a do mercado, para mulheres afegãs que fazem mercadorias de costura em troca da garantia de que suas crianças frequentem a escola e de que elas mesmas façam aulas de alfabetização.

O que eu planejei por todos esses anos é tentar discutir essas questões sociais do mundo, disse Skoll, mas nos últimos cinco anos, certos assuntos emergiram de forma vem visível. Se não tomarmos uma atitude logo, todas as outras coisas que estamos tentando fazer, seja melhorar a vida das mulheres ou preservar espécies ou educar garotas, não farão diferença.

Brilliant, que desistiu de seu último emprego como chefe da Google's Philanthropy Evangelist (Filantropia Evangelista do Google), disse que espera alavancar o trabalho de outras organizações que a Skoll apoia, buscando soluções para algumas das ameaças mais complexas para a humanidade.

Elas são equipamentos dentro de uma porção de outros equipamentos, disse. Nós usamos filmes e talentos criativos da Participant, ou os organizadores sociais cujas vidas e trabalho possam informar sobre nosso trabalho.

Skoll disse que gostaria de atrair outras fontes financeiras para a Urgent Threats Fund.

A fundação já fez parceria com a google.org, que colocou US$ 11 milhões no total na Iniciativa de Previsão Viral Global, um grupo sem fins lucrativos que identificou 40 novos vírus na África. A pesquisa se deu a partir do estudo do sangue coletado por caçadores de animais. Além de caçar e matar, eles mesmos faziam os testes com o sangue. O privilégio permitirá a expansão do trabalho da organização para outras regiões do mundo.


Por STEPHANIE STROM

Leia mais sobre problemas sociais

    Leia tudo sobre: problemas sociais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG