Nariz escorrendo? Vá para a sauna!

Usar a sauna pode aliviar sintomas de resfriados?

The New York Times |

Cientistas recentemente confirmaram a ideia antiga de que líquidos quentes podem aliviar sintomas de gripes e resfriados. Porém, o que dizer de uma dose de calor em uma escala muito maior ¿ digamos, a sauna?

Com temperaturas de 80º Celsius ou mais, as saunas têm sido recomendadas para artrites, asma e fadiga crônica, entre outros males, desde quando eram usadas pelos nômades na Finlândia, séculos atrás. Alguns benefícios famosos não foram examinados, mas existem evidências de que as saunas podem acelerar o processo de recuperação de resfriados e reduzir sua ocorrência.

Alguns pesquisadores suspeitam que a sauna reduza os sintomas ao melhorar a drenagem, enquanto outros atribuem às altas temperaturas o poder de enfraquecer os vírus da gripe e do resfriado. No entanto, o motivo pelo qual isso pode inicialmente prevenir a doença ainda não está claro. Mas pesquisas sugerem algum efeito.

Em um estudo realizado por pesquisadores austríacos, por exemplo, 50 adultos foram separados em dois grupos e monitorados durante seis meses. Um grupo foi orientado a frequentar saunas regularmente; o outro grupo se absteve. No final do estudo, o grupo da sauna havia contraído menos gripe.

"Isso foi observado particularmente nos últimos três meses do período de estudo, quando a incidência caiu pela metade, em comparação ao grupo-controle", escreveram os cientistas.

Outros estudos chegaram a resultados similares. Porém, os médicos alertam que as saunas podem ser prejudiciais para pessoas com problemas cardíacos ou circulatórios.

Concluindo, existem, sim, evidências de que a sauna pode reduzir ou prevenir sintomas de resfriado.

Leia mais sobre resfriados

    Leia tudo sobre: resfriado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG