Mulheres esperam mais para ter filhos nos Estados Unidos, aponta Censo

As mulheres estão esperando mais para ter filhos e cada vez mais optando por não tê-los, afirmou um relatório do Censo.

The New York Times |

Cerca de 20% das mulheres entre 40 e 44 anos não têm filhos, o dobro do número registrado há 30 anos, afirma o relatório. O número de filhos por mulher nessa faixa etária também caiu consideravelmente (média de 1.9 crianças)  quando comparado com a média de 3.1 filhos de 1976.

"Muitas mulheres optam por não ter filhos", disse Jane Lawler Dye, pesquisadora do Censo responsável pelo relatório, que analisou a natalidade em 2006. "Antigamente era comum que houvesse uma fase da vida em que a mulher desejasse ter filhos e muitas mulheres não pensam mais assim", disse Dye.

As mulheres com mais estudos têm menos filhos, descobriu o estudo. Entre as mulheres de 40 a 44 anos com diplomas do Ensino Superior, 27% não têm filhos, em comparação a 18% das que pararam com a graduação no Ensino Médio.

Os números são consistentes com um relatório de 2006 emitido por Dye sobre o assunto. Ainda que a mudança anual seja lenta, afirmou Dye, os dados mostram que as mulheres da geração baby boom contribuíram para uma transformação nas famílias americanas.

As mulheres hispânicas representam o único grupo que é uma exceção a essa tendência, gerando uma média de 2.3 crianças antes dos 40. No entanto, o número de crianças que uma mulher hispânica tem cai muito, dependendo de quantas gerações sua família está nos Estados Unidos..

O estudo descobriu ainda que uma em cada cinco novas mães em 2006 eram estrangeiras, com a Califórnia mantendo o maior número de mães estrangeiras.

Por KATIE ZEZIMA

Leia mais sobre família - Censo


    Leia tudo sobre: censoeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG