Sugar Inc., com 12 blogs, 11 milhões de leitores e anunciantes como Chanel e Sony." / Sugar Inc., com 12 blogs, 11 milhões de leitores e anunciantes como Chanel e Sony." /

Mudança estrutural resgata publicidade para blogs profissionais

SÃO FRANCISCO - Lisa Sugar começou a blogar sobre a vida de celebridades no seu tempo livre há quatro anos. Agora ela e seu marido, Brian, tem um pequeno império midiático chamado http://www.sugarinc.com/ target=_blankSugar Inc., com 12 blogs, 11 milhões de leitores e anunciantes como Chanel e Sony.

The New York Times |

O sonho de abandonar o emprego e ganhar a vida com seus blog se mostra distante para a maioria dos blogueiros. Mas alguns empreendedores, como o casal Sugar, encontraram sucesso em redes de blogs.


Criadores do Sugar Inc posam para foto no escritório da empresa / NYT

Tais redes colocam blogs de vários tópicos sob uma certa central de controle, como uma Condé Nast da era digital. Embora eles ainda não gerem nem perto do mesmo valor de anúncios conseguidos por revistas, estes blogs têm conseguido atrair dólares que as revistas têm perdido.

A renda de anúncios da Sugar aumentou 20% na primeira metade do ano e a companhia está a caminho de duplicar sua renda e conseguir lucros este ano, afirmou Brian Sugar, chefe executivo da companhia. A Gawker Media , uma das primeiras e maiores redes de blogs, relatou um lucro de 45% em anúncios na primeira metade deste ano.

Ambas as companhias são privadas e não informaram números exatos, mas de acordo com algumas estimativas as maiores redes têm um lucro anual de dezenas de milhões de dólares.

Enquanto isso, o lucro com anúncios para revistas caiu 21% na primeira metade do ano, e o número de páginas de publicidade vendidas caiu 28%, de acordo com o Gabinete de Informação Editorial.

As redes de blogs que sobreviveram à queda na publicidade e à explosão de conteúdo concorrente na internet creditam sua obsessiva cobertura de assuntos de nicho, juntamente com modelos de negócios que vão além da publicidade.

"É realmente difícil criar bom conteúdo que atraia audiência", disse Brian Sugar.

Os blogueiros que começaram a escrever como hobby não sabiam que suas publicações poderiam se tornar rentáveis em 2002, quando Nick Denton, repórter da Financial Times, começou o que se tornaria a Gawker Media. A rede rapidamente se transformou em uma potência e agora tem oito blogs, 20 milhões de leitores mensais e mais de 150 funcionários.

Blogs, com seu conteúdo imprevisível e às vezes ousados, podem ser assustadores para os anunciantes, mas as redes de blogs são menos arriscadas, disse Shenan Reed, co-fundadora da Morpheus Media, uma agência de marketing digital que representa marcas como Louis Vuitton e L'Oreal.

"Quando você estiver lidando com uma companhia na qual o controle editorial está sob um único telhado, você sente que há consistência na mensagem, o que faz nomes como Sugar, Gawker e Curbed fantasticamente interessantes para nós", disse Reed.

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