Material de arquivo da Disney vira exposição na Califórnia

GLENDALE, Califórnia - Durante os últimos 50 anos, dentro de um armazém sem sinalização, a história dos filmes descansou um sono profundo. Porém, no mês passado uma arquivista da Walt Disney Co. decidiu acordá-la.

The New York Times |

Vestindo luvas brancas, Becky Cline, gerente do enorme depósito, abriu gentilmente uma caixa que contém o gigantesco livro de contos de fadas adornado usado na cena de abertura de "Bela Adormecida", o clássico de animação de 1959.


Becky Cline exibe livro usado em animação de 1959 / NYT

"Nós temos que tomar muito, muito cuidado com isto", disse Cline, quase em um sussurro.

O item, juntamente com dúzias de outros artefatos utilizados em filmes da Disney que foram mantidos debaixo de chave por muito tempo, fará parte de uma exposição incomum que abre na quinta-feira e acontece até o final da semana no Centro de Convenções de Anaheim, no sul da Califórnia.

Também incluído: o boné que Fess Parker usou como Davy Crockett (que virou moda nacional), a camisa de Mouseketeer de Annette Funicello, uma fantasia da série "O Zorro" de 1950 e a estrela de quatro rodas "Herbie".

A exposição "Tesouros dos Arquivos da Walt Disney" também incluirá coisas mais modernas (como a peruca loira usada por Miley Cyrus em "Hannah Montana") e artigos do escritório do próprio Walt Disney - como seu antigo telefone, completo com a corda suja.

"Nós nunca limparíamos isto - isso é a 'sujeira de Walt'", Cline disse.

A exposição é o centro da tentativa da Disney de realizar sua própria versão da Comic-Con Internacional, a imensa reunião anual de fãs de quadrinhos e entretenimento de ficção científica que se tornou um dos principais eventos no calendário de Hollywood.

Batizada de Exposição D23, o evento da Disney incluirá pavilhões elaborados onde os parques temáticos da companhia, seus estúdios cinematográficos, televisivos e filiais de produtos promoverão suas mercadorias - tanto as existentes quanto futuros lançamentos.

Mais de 30 mil pessoas devem passar pela exposição. A D23 foi criada pela filial de relações públicas da companhia. (O 23 representa o ano de 1923, no qual Walt Disney abriu seu estúdio na Califórnia.)


Artefatos da Disney serão mostrados em exibição na Califórnia / NYT

A Disney irá leiloar um punhado de artigos durante a exposição, inclusive transparências de animação de filmes como "Mogli, O Menino Lobo".

Leia mais sobre Walt Dinsey

    Leia tudo sobre: exposiçãowalt disney

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG