¿Lar, Doce Hotel¿ da família Obama na capital federal americana

WASHINGTON ¿ Mesmo em uma cidade onde os hotéis estão lotados para o dia da posse, é fácil conseguir um quarto se você é a pessoa a ser empossada.

The New York Times |

Acordo Ortográfico

O presidente eleito e sua família vão se mudar para a capital federal este fim de semana para que as duas filhas do casal comecem as aulas, disseram assessores na terça-feira. Com a Casa Branca ocupada e com o quarto de hóspedes também ocupado, a futura primeira-família se hospedará em um dos hotéis mais exclusivos da cidade.

A decisão de ir a Washington mais cedo irá aumentar a intensidade dos holofotes em Obama enquanto ele se prepara para assumir a presidência sem ainda experimentar as dificuldades do cargo. Exceto por uma visita ao presidente George W. Bush na Casa Branca em 10 de novembro, Obama esteve longe de Washington durante o período de transição, passando seu a maior parte do seu tempo em Chicago e no Havaí.

AP
Obama descansa com a família no Havaí
Obama, que vai passar o Ano Novo em Oahu, irá comparecer a encontros em Washington na próxima semana para discutir como reanimar a instável economia americana, segundo informações de membros da equipe de transição que insistiram no anonimato. O presidente eleito deve chegar antes dos novos membros do Congresso fazerem o juramento na terça-feira e pretende trabalhar no pacote econômico que deseja assinar antes de sua posse em 20 de janeiro.

O presidente eleito participará de um almoço na Casa Branca na quarta-feira a convite de Bush. Também estarão presentes ex-presidente ainda vivos. Apesar de Obama ter trabalhado no Senado nos últimos quatro anos, ele passou pouco tempo em Washington e nunca mudou de Chicago com a família.

Fora dos padrões

Outros presidentes esperaram até mais próximo da posse para chegar à cidade. Jimmy Carter veio um dia antes de seu juramento e Ronald Reagan, seis dias antes. Bill Clinton enfrentou uma viagem de um dia a três dias antes da cerimônia de posse, refazendo a viagem que Thomas Jefferson fez de sua casa em Charlottesville, Virgínia.

Obama também tinha organizado uma chegada simbólica, no seu caso uma viagem de trem que começaria na Filadélfia em 17 de janeiro. Mas na escola particular para onde ele e Michelle, sua mulher, estão enviando as filhas, Malia e Sasha, Sidwell Friends, as aulas começam na segunda-feira depois das festas de fim de ano, então a família decidiu empacotar as coisas e mudar para Washington no sábado ou no domingo.

O time de Obama perguntou se a família poderia ficar na Casa Blair, uma mansão atrás do Lafayette Park, próximo a Casa Branca. Mas a Casa Branca disse que eventos estarão agendados na mansão até 15 de janeiro, quando ela tradicionalmente fica vaga para o presidente eleito.

Então, a equipe de Obama procurou um hotel com uma suíte grande o suficiente para abrigar a família até que ela possa se mudar para a Casa Blair. Autoridades da equipe de transição não identificaram o hotel por medidas de segurança.

Por PETER BAKER

Leia mais sobre Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG