Investir em eficiência ao invés de energia alternativa

MENLO PARK ¿ Em 2003, quando a Foundation Capital, empresa de capital de risco, começou a procurar um novo investidor para a Silver Spring Network, uma das empresas de seu portfólio, ela foi rejeitada por todas as companhias para as quais ligou.

The New York Times |

Investidores de tecnologia limpa não ficaram empolgados com a Silver Spring, porque ela faz hardware e software usados pelo serviço público para conectar medidores de energia em uma rede elétrica digital. Eles estavam mais interessados em companhias que visam o fornecimento de energia a partir de raios solares, algas e plantas tropicais.

As pessoas riam de nós, disse Adam Grosser, parceiro da Foundation Capital.

No verão passado, esse pensamento em Silicon Valley começou a mudar. Cinco empresas renomadas de capital de risco competiram para investir na Silver Spring. A empresa escolheu Kleiner Perkins Caufield & Byers, talvez a mais conhecida investidora de tecnologia verde, a qual dois de seus parceiros são John Doerr e Al Gore, se uniram ao quadro consultivo da Silver Spring.

O capital de risco está começando a se distanciar de sua paixão tola pela energia alternativa e voltando para uma de suas forças tradicionais: a aplicação de tecnologia da informação para melhorar a produtividade do consumo de energia.

Muitos investidores dizem que o desenvolvimento de novas formas de energia pode consumir centenas de milhões de dólares por muitos anos antes de mostrar algum retorno. No entanto, a empresa de Grosser, está buscando por tecnologias que reduzam a necessidade de energia. Precisamos mudar os mercados com pequenas quantidades de dinheiro, disse ele.

Cerca de metade dos dólares investidos em tecnologia limpa no ano passado foram para empresas de energia alternativa. Contudo, no primeiro quarto de 2009, apenas um terço dos dólares de risco investidos em tecnologia limpa foram para essas companhias, disse a Associação Nacional de Capital de Risco.

Por CLAIRE CAIN MILLER


Leia mais sobre tecnologia limpa

    Leia tudo sobre: tecnologiatecnologia limpa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG