Instrutor mantém equipe da Casa Branca em forma

Personal de Obama e Michele há anos, Cornell McClellan é responsável por manter assessores do presidente na linha

The New York Times |

Logo que começou em seu emprego como vice-assistente do presidente na Casa Branca, Michael Strautmanis teve de aguentar as constantes preocupações de seu chefe. "Você está se exercitando? Está comendo direito?", Strautmanis lembra de ter ouvido de Barack Obama. "E então ele me disse que eu deveria usar o seu instrutor".

The New York Times
Cornell McClellan, personal trainer de Obama e da primeira-dama Michelle, em sua academia em Chicago
O presidente enviou outros assessores da Casa Branca ao instrutor Cornell McClellan, um algoz genial que é a arma secreta por trás dos famosos braços tonificados de Michelle Obama e que supervisiona o programa de exercícios do casal há mais de uma década.

Strautmanis marcou uma consulta com McClellan apenas para satisfazer o presidente. Mas Obama tinha outros planos. Ao sair de uma coletiva de imprensa na Casa Branca numa certa manhã, o presidente encontrou-se com ele e gritou: "Strautmanis, Cornell me disse que você não está aparecendo para os treinos". "E foi então percebi que essa ia ser uma experiência diferente para mim", disse Strautmanis, que abandonou os hamburgueres, passou a comer claras de ovos e perdeu 20 quilos desde que começou os treinos duas vezes por semana com McClellan em uma academia no Prédio de Escritórios Executivos Eisenhower.

Um homem despretensioso de 54 anos, corpo compacto e riso fácil, McClellan, tornou-se o improvável homem no centro de um grupo de oficiais de alto escalão que treinam com ele, conversam com ele, falam sobre ele, e até mesmo entregam outros a ele, especialmente quando alguém desliza e come uma bola extra de sorvete. (Mas os verdadeiros culpados, segundo uma piada dos assessores, são os M&M's onipresentes por toda a Casa Branca).

"Ele tem esse dom, você malha muito e nem sequer percebe", disse Axelrod, ex-assessor sênior do presidente que perdeu 12 quilos sob os cuidados de McClellan. "E então você vai para casa e não consegue levantar os braços”.

McClellan cresceu praticando artes marciais, chegando a conquistar a faixa preta, e quando era estudante universitário percebeu que tinha um talento especial para trabalhar com pessoas. Ele é dono do Naturally Fit, um centro de formação pessoal e de bem estar em Chicago, e agora passa parte da sua semana em Washington, a pedido de Obama.

"Foi fácil me convencer porque eu pensei nisso como uma espécie de dever em servir o presidente", disse McClellan, que trabalha com o casal presidencial, quase sempre no início da manhã, no ginásio da residência da Casa Branca.

*Por Ashley Parker

    Leia tudo sobre: obamamichellecasa brancapersonal trainer

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG