Hotel reserva área só para mulheres

Reservara um andar só para mulheres nos hotéis está na moda novamente ¿ depois de 25 anos de estiagem.

The New York Times |

No entanto, os andares são uma variação dos originais ¿ que tinham o objetivo de garantir segurança para mulheres que viajavam sozinhas, mas a tática começou a ser considerada uma atitude sexista como apontou uma analista. 

Agora, o hotel Crowne Plaza Milwaukee-Wauwatosa anuciou ter separado um território "amigos das mulheres". Qualquer pessoa que reservar um quarto no Andar Feminino ¿ o sétimo andar ¿ terá acesso a uma variedade de mimos como roupão da Victoria's Secret, secadores de cabelo e espelhos maiores. Mas ¿ aqui está a diferença ¿ homens podem reservar um quarto no andar também.  

A estratégia é parecida com a usada no Andar do Rei, um andar acima, ao qual muitos hotéis se refere como andar-clube. Os hóspedes recebem bônus como coquetéis de graça e serviços de mensageiro que fazem, por exemplo, reservas em hotel.  Normalmente esses serviços são requisitados por homens, mas mulheres também podem reservar um quarto no andar e relaxar no lounge.   

Elas têm preferência

O que muitas mulheres querem ¿ privacidade ¿ não significa isolamento, alegaram os executivos do Crowne Plaza. Então foi criado um híbrido para evitar isolar as mulheres que se hospedam no hotel. 

"O Andar Feminino", disse Bill DeForrest, presidente da Lane Hospitality, empresa que gerencia três Crowne Plazas, "é simplesmente desenhado para satisfazer as necessidades das mulheres que viajam. O número de hóspede do sexo feminino cresce mais rápido que o masculino. Uma das mudanças que fizemos é manter a sala de ginástica aberta 24 horas por dia e sete dias por semana. Aliás, a maioria das nossas mudanças atinge homens e mulheres".

O Crowne Plaza Milwaukee não é o único a visar os nichos de consumidores. A rede The Millennium, proprietária do Premier Hotel localizado na Times Square em Nova York, tem um "Andar para Mulheres Viajantes" que inclui tapetes de yoga, luvas para banho, sais de banho e menu de serviço de quarto ao estilo spa. 

Em Albany, Nova York, o hotel Hampton Inn, no centro da cidade, introduziu um andar para mulheres que oferece biscoitos, cafés aromatizados, creme hidratante para pele, meias extra-macias e mais meia hora na cadeira de massagem do hotel. O programa da Albany permite homens no andar das mulheres somente nos finais de semana.

Até agora, a rede Crowne Plaza se destaca entre as redes de hotéis dos Estados Unidos que reavivaram o projeto de destinar um andar inteiro só para mulheres. A medida teve sucesso no Hamilton Crowne Plaza em Washington e no novo Crowne Plaza em Bloomington, Minnesota, próximo ao aeroporto Twin Cities. Um novo Crowne Plaza foi inaugurado em Toledo, Ohio, mas ainda não ficou decidido se a unidade terá um andar só para mulheres.

"Essa é uma decisão do hotel", disse Gina LaBarre, vice-presidente para gerenciamento de marca da rede Crowne Plaza. "Só queremos ir além para que as mulheres se sintam bem-vindas".

Na maioria das vezes são os funcionários que colocam as mulheres em quartos adjacentes sem que elas peçam por isso. Isso parece prático. Se uma empresa tem muitas mulheres viajando juntas, como por exemplo a Mary Kay, e querem fazer um acordo com o hotel, faz sentido colocar as mulheres juntas para facilitar a socialização e reuniões de negócios.

Mas, segundo a ex-vice-presidente da rede Wyndham Hotels, "a mulher não deseja ficar isolada depois de demorar anos para ser assimilada na sociedade".

Mas os andares femininos ainda são um assunto delicado entre os turistas de negócios. Em uma pesquisa que o JW Marriot realizou antes de abrir sua unidade em Grand Rapids, Michigan, "90% das mulheres se diziam favoráveis a um andar só para elas", disse Chad LeRoux, diretor corporativo de marketing. "Mas os 10% que foram contrários fizeram com que não implantássemos o projeto".

Como alternativa, o hotel oferece às mulheres uma luxuosa suíte por US$40 a mais. Esse método parece ter conquistado bastante gente.   

Por PAUL BURNHAM FINNEY

Leia mais sobre mulher

Veja também   iG Delas

    Leia tudo sobre: mulher

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG